• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

CALOR - Algumas recomendações!

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
CALOR - Algumas recomendações

Em dias de calor, como são habituais nesta estação do ano, a ANPC aconselha os cidadãos a tomar algumas medidas para evitar situações de risco para a saúde:

* Mesmo que não sinta sede, beba, com regularidade, água ou sumos naturais sem açúcar. Evite bebidas gaseificadas, com cafeína ou ricas em açúcar.

* Quem tem epilepsia, doenças cardíacas, renais ou do fígado, ou que tenha problemas de retenção de líquidos, deve consultar o médico antes de aumentar o consumo de líquidos.

* Não ingira bebidas alcoólicas. Num organismo desidratado são absorvidas rapidamente, podendo levar mais facilmente a estados de embriaguez.

* Faça refeições ligeiras, com pouca gordura e sem condimentos.

* Coma poucas quantidades de cada vez, mas várias vezes ao dia.

* Use roupas leves de algodão e de cores claras e largas.

* Durante o dia abra as janelas de casa e mantenha as persianas fechadas para haver circulação de ar.

* Durante a noite abra as janelas para que o ar circule e a casa arrefeça.

* Se tiver o corpo muito quente não tome banho com água demasiado fria. Tome um duche de água tépida.

* Na rua, proteja a cabeça com um chapéu ou lenço. Também use óculos de sol, de preferência com protecção UV.

* Se for à praia, faça-o nas primeiras horas da manhã, ou ao fim do dia. Fique à sombra, use chapéu, óculos de sol e protector solar.

* Viaje nas horas de menor calor.

* Proteja-se do sol. Cubra as janelas do veículo com telas apropriadas, para não dificultar a condução.

* Redobre os cuidados com bebés, crianças e idosos.



Consulte, igualmente, o folheto “Ondas de Calor – Autoprotecção”.
:left:
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
"Não ingira bebidas alcoólicas. Num organismo desidratado são absorvidas rapidamente, podendo levar mais facilmente a estados de embriaguez."

O freun vai chegar cá embriagado"zíssimo" :naodigas: :naodigas:
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Bastante importante esta informação porque nos alerta dos perigos do calor e diz-nos os cuidados que devemos vir a ter para nao sermos apanhados desprevenidos. :espi28:

Beijo Satpa
 

Dead King

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 5, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Cuidados a ter com o calor



selo__onda_de_calor_com_termometro_1166412216.jpg



A exposição a períodos de calor intenso constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir a desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento, ou a um golpe de calor, situação muito grave e que pode provocar danos irreversíveis.



São especialmente vulneráveis ao calor:

- As crianças nos primeiros anos de vida;

- As pessoas idosas;

- Os portadores de doenças crónicas (nomeadamente doenças cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes, alcoolismo);

- As pessoas obesas;

- As pessoas acamadas;

- As pessoas que estão a tomar alguns medicamentos, como anti-hipertensores, anti-arrítmicos, diuréticos, anti-depressivos, neurolépticos, entre outros;

- Os trabalhadores expostos ao calor;







Para a prevenção dos efeitos do calor recomenda-se:



- Aumentar a ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem açúcar, mesmo sem ter sede.



- As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se com o seu médico, ou contactar a Linha Saúde 24: 808 24 24 24



- Devem evitar-se bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína, ou ricas em açúcar, porque podem provocar desidratação.



- Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes podem não sentir ou não manifestar sede, pelo que são particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento e vigilante.



- Devem fazer-se refeições leves e mais frequentes. São de evitar as refeições pesadas e muito condimentadas.



- Permanecer duas a três horas por dia num ambiente fresco, ou com ar condicionado, pode evitar as consequências nefastas do calor.



- Evite a exposição directa ao sol, em especial entre as 11h e as 16 horas. Sempre que se expuser ao sol, ou andar ao ar livre, use um protector solar.



Em caso de emergência ligue 112 e colabore com os serviços de emergência, respondendo às questões que lhe sejam colocadas. Após a triagem da situação, os serviços do INEM tomarão as medidas necessárias.



Mais informações podem ser obtidas em INEM



O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.



Melhores cumprimentos
 
Topo