• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dreambox 520 tunner morto?

shipower69

GF Bronze
Entrou
Jul 9, 2007
Mensagens
6
Gostos Recebidos
1
Boas!
Tenho uma dreambox 520 que está sempre numa casa de férias, porém estes dias a ir lá e a ver que a mesma não apanhava canais, decidi trazê-la para começar o troubleshooting.
Em casa, e já depois de lhe meter uma nova imagem da open ATV, quando vou ao menu sintonizadro (tunner), onde supostamente o mesmo deveria aparecer, aparece vazio. (vou deixar imagem anexa).

Será que a mesma morreu?
É que desmontei a box, e este tunner, tirando a caixinha metálica, lá dentro é só micro componentes, pelo que me parece que mesmo que tenha morrido a solução passará por comprar outra...
Já alguém teve este problema?439332586_448017300977339_4563984000386689923_n.jpg
 

shipower69

GF Bronze
Entrou
Jul 9, 2007
Mensagens
6
Gostos Recebidos
1

aladinoa22

GF Platina
Entrou
Dez 7, 2009
Mensagens
495
Gostos Recebidos
17
Segue abaixo um teste simplificado para testar o Tuner de seu equipamento.

ADVERTÊNCIA: Caso não tenha experiência com equipamentos eletrônicos e as ferramentas utilizadas, desaconselhamos o teste.

Material Necessário:
1 ) Multitester (multímetro) analógico ou digital

2 ) Um pequeno pedaço de arame (corte um pedaço de cabo de antena e retire o fio central)

1° PASSO:
a) Identifique o tuner a ser testado

b) mantenha o receptor desligado da tomada

c) Use um pequeno pedaço de arame curve-o conforme a imagem abaixo (veja foto abaixo)

d) introduza-o no orifício central do tuner.

e) Tenha extremo cuidado para não haver curto-circuito entre esse orifício e o terminal rosqueado do tuner (oriente-se pelas fotos do 2º PASSO)
2.jpg

2° PASSO:
Coloque a ponta preta ( negativo ) do multímetro no terminal rosqueado do tuner do receptor e a ponta vermelha encoste no arame, conforme a foto abaixo.

OBS:

i) posicione o multímetro para medida de corrente contínua (DCV 20)

ii) neste instante ligue o receptor na tomada.
2 (1).jpg
3° PASSO:
De acordo com o transponder do canal selecionado (Vertical ou Horizontal) a voltagem terá a variação entre os 13V e os 18V. Se conseguir medir as duas voltagens não há avaria em seu tuner.


2 (2).jpg2 (3).jpg
Se mesmo selecionando canais de TP horizontal e depois vertical não houver variação de voltagem, o regulador de voltagem de seu tuner está avariado e deverá ser consertado.

Resumindo: se você tem essa voltagem de 13 ou 18 Volts saindo corretamente nesse conector, pelo menos você tem certeza que não existe problemas de alimentação na saída do TUNER e o mesmo está enviando a voltagem correta que o LNB precisa para funcionar.
 

shipower69

GF Bronze
Entrou
Jul 9, 2007
Mensagens
6
Gostos Recebidos
1
Já tentei essa medição, mas sem sucesso, além de que depois de instalar e reinstalar várias imagens, não há firma de a mesma ter o tuner listado.
Penso que morreu mesmo... um pisa papéis.
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
3,125
Gostos Recebidos
52
Não será do LNB ? veja este video

LNB não está mostrando sinal como resolver ??​


 

shipower69

GF Bronze
Entrou
Jul 9, 2007
Mensagens
6
Gostos Recebidos
1
Não será do LNB ? veja este video

LNB não está mostrando sinal como resolver ??​


Não pode ser , como disse na imagem acima, não me aparece tuner no campo onde devia aparecer.
Se caso aparecesse o tuner e ligado à antena não me apanhasse canais, aí é que poderia despistar pelo lnb.
aqui parece-me claramente um problema de software...
 
Topo