• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Monitorização remota de Epilepsia criada

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Monitorização remota de Epilepsia criada

Neurologistas e pediatras do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) e da Fundação Vodafone Portugal criaram um Sistema de Monitorização Remota de Epilepsia Pediátrica, que visa aumentar o número e a capacidade de sucesso das intervenções cirúrgicas em crianças com epilepsia. Numa primeira fase, este projecto será implementado em dois hospitais lisboetas, o Hospital de S. Francisco Xavier e Hospital de Egas Moniz.

O sistema possibilita aos médicos, através de comunicações móveis e a implementação de uma aplicação informática específica, a observação dos exames, realizados e transmitidos por um sistema de eléctrodos acoplados à cabeça dos doentes e ligados por um sistema fixo de cabos para transmissão do sinal EEG, num computador ou PDA, à distância e a qualquer momento, mesmo fora do ambiente hospitalar.

A plataforma informática criada permite ainda seleccionar as imagens do traçado EEG e da crise epiléptica e enviá-las pela Internet ao médico nerrofisiologista que será alertado via SMS ou chamada telefónica.

O objectivo é aumentar «a rapidez deste novo processo de análise dos traçados e das crises, pelo médico electroencefalografista» e permitir «uma tomada de decisão mais fundamentada e precoce, optimizando o tempo e as condições de diagnóstico e, portanto, a segurança da criança e o seu próprio conforto», explica o hospital lisboeta em comunicado.

Este projecto irá contribuir também para aumentar a oferta de soluções cirúrgicas, sobretudo em crianças, já que a «a intervenção precoce permite minimizar os riscos para o desenvolvimento psicomotor» de uma pessoa, e permitir a aquisição de treino nesta área, «com intervenções cada vez mais atempadas, precisas e eficazes».

A Fundação Vodafone Portugal desenvolveu a tecnologia utilizada e vai garantir todos os custos financeiros envolvidos na aquisição dos equipamentos e do funcionamento do sistema durante um ano.

IGOV
 
Topo