«Sacanas Sem Lei» e «Nine» lideram no Critics Choice Movie Awards

nuno29

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
16,750
Gostos Recebidos
0
A maior organização de críticos dos Estados Unidos e Canadá, a Broadcast Film Critics Association, divulgou os seus candidatos aos prémios deste ano e o drama «Sacanas Sem Lei» e o musical «Nine» lideraram as nomeações ao 15º Critics Choice Movie Awards com 10 nomeações cada.

O filme de ficção científica em 3D «Avatar» arrecadou nove nomeações, enquanto «The Hurt Locker» e «Up in the Air» receberam oito cada.

Os prémios, que serão entregues a 15 de Janeiro numa cerimónia transmitida do Hollywood Palladium pelo VH1, passaram este ano de 17 para 25 categorias, acrescentando sete prémios técnicos e separando a categoria de roteiro para original e adaptado.

Como o grupo de críticos responsáveis pela entrega do prêmio também inclui categorias de género como melhor actor/actriz jovem, isso abriu a porta para várias nomeações a mais do que um prémio. Saoirse Ronan, por exemplo, a actriz de 15 anos que interpreta o papel de uma jovem assassinada em «The Lovely Bones», arrecadou duas nomeações, a de melhor actriz e a de melhor actriz jovem.

«Up - Altamente» foi indicado na categoria de melhor filme e melhor filme animado. E três dos nomeados na categoria acção - «Avatar», «Sacanas Sem Lei» e «Locker» - também foram incluídos na categoria de melhor filme.

Como melhor filme foram nomeados «Avatar», «An Education», «The Hurt Locker», «Sacanas sem Lei», «Invictus», «Nine», «Precious», «A Single Man», «Up - Altamente» e «Up in the Air».

Na categoria de melhor actor foram nomeados: Jeff Bridges, no papel de um cantor country em «Crazy Heart»; George Clooney em «Up in the Air», Colin Firth, que interpretou um homossexual em «A Single Man», Morgan Freeman, que encarna Nelson Mandela em «Invictus», Viggo Mortensen, em «The Road», como um pai que luta num mundo pós-apocalíptico, e Jeremy Renner, no papel de um soldado em «Locker».

O prémio de melhor actriz será disputado entre Emily Blunt, como rainha Vitória em «The Young Victoria», Sandra Bullock, no papel de uma esposa suburbana que abriga um adolescente em «The Blind Side», Carey Mulligan, em «An Education», Saoirse Ronan, em «The Lovely Bones», Gabourey Sidibe, que interpreta uma adolescente que sofre abusos em «Precious» e Meryl Streep, no papel da chef Julia Child em «Julie & Julia».

Segundo avança a Reuters, Kathryn Bigelow foi a única mulher indicada para a categoria de melhor direção pelo seu trabalho em «Locker». Concorre com James Cameron em «Avatar»; Lee Daniels em «Precious»; Clint Eastwood em «Invictus»; Jason Reitman em «Up in the Air» e Quentin Tarantino em «Sacanas Sem Lei».

O Critics Choice Movie Awards pode funcionar como barómetro para o Óscar, uma vez que, em 2008, categorias como Melhor Filme, Melhor Director e Melhor Actor, tiveram os mesmos vencedores nas duas competições.


iol
 
Topo