«Um amor de perdição» é o candidato português aos Óscares

nuno29

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
16,750
Gostos Recebidos
0
O filme «Um amor de perdição», de Mário Barroso, é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro, anunciou a produtora Clap Filmes, de Paulo Branco.

Adaptado livremente no romance «Amor de Perdição», de Camilo Castelo-Branco, o filme estreou-se em Abril e foi visto por 4.745 espectadores, refere a agência Lusa.

Todos os anos Portugal propõe à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos um filme candidato a uma nomeação para o Óscar de «Melhor Filme Estrangeiro» em língua não inglesa.

O filme é seleccionado entre a produção nacional estreada em sala ao longo dos últimos 12 meses, neste caso entre Outubro de 2008 e Setembro de 2009.

Habitualmente, o anúncio do filme escolhido passa pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), mas contactada pela agência Lusa, fonte do organismo remeteu qualquer informação para o final do mês.

É que até ao fim de Setembro está prevista, pelo menos, a estreia do filme «A esperança está onde menos de espera», de Joaquim Leitão, o que significa que poderá não ter sido ainda apreciado pelo júri.

O júri que escolherá o filme para a próxima edição dos Óscares integra José Pedro Ribeiro (director do ICA), Margarida Gil (Associação Portuguesa de Realizadores), José Carlos Oliveira (Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisual), Pedro Camacho (Associação de Produtores de Cinema), Pedro Mexia (Cinemateca Portuguesa), Pedro Homem de Mello (TOBIS Portuguesa) e Patrícia Vasconcelos (directora de casting).

A confirmar-se a escolha de «Um amor de perdição», esta será a segunda vez que o realizador Mário Barroso vê um filme representar Portugal numa candidatura aos Óscares, depois do mesmo ter acontecido em 2004 com a longa-metragem «O milagre segundo Salomé».

Com argumento de Carlos Saboga e música de Bernardo Sassetti, «Um amor de perdição» conta com as interpretações de Tomás Alves, Ana Moreira, Patrícia Franco, Catarina Wallenstein, Willion Brandão, Ana Padrão, Rui Morrison e Virgílio Castelo.

A 82ª edição dos Óscares, prémios de cinema atribuídos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, decorrerá a 07 de Março de 2010 no Kodak Theatre, Los Angeles, Califórnia.

O anúncio dos nomeados está marcado para 02 de Fevereiro.

iol
 
Topo