«Um Profeta»: o melhor filme francês de 2009 em estreia nacional

nuno29

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
16,750
Gostos Recebidos
0
Considerado o melhor filme francês de 2009, «Um Profeta», de Jacques Audiard, chegou esta quinta-feira às salas de cinema nacionais.

Quatro anos depois do filme «De tanto bater o meu coração parou», o realizador francês, de 57 anos, entra na vida de Malik El Djebena, um jovem árabe analfabeto, de 19 anos, condenado a seis anos de prisão.

«No meu filme o herói existe para ilustrar a capacidade de resistência de um indivíduo e a sua habilidade para traçar as suas próprias regras, definir a sua própria vida», afirmou o realizador em entrevista recente ao jornal «Guardian», citado pela agência Lusa.

Para Jacques Audiard, um filme tem sempre ligações à realidade, mas o espectador nunca deve esquecer «a poesia, a ficção, a história», ainda que essa história possa ter interpretações políticas, por envolver a questão do funcionamento das prisões e pelo facto do protagonista ser árabe.

«Um profeta» teve estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes, em França, onde recebeu o grande prémio do júri.

Desde então tem somado vários prémios, como o de melhor filme no Festival de Londres, e elogios da crítica internacional e foi eleito o melhor filme a estrear em sala em França. É também o candidato de França a um Óscar para melhor filme estrangeiro e está nomeado para um Globo de Ouro 2010 nesta mesma categoria. Tahar Rahim foi considerado o melhor actor do cinema europeu de 2009 pelo protagonismo no filme

iol
 
Topo