• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

É permitido conduzir de chinelos e calções de banho ?

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Durante os meses de verão é bastante comum que muitas pessoas decidam conduzir com os seus fatos de banho, sem t-shirt, de chinelos ou mesmo, sem qualquer calçado. O que pode parecer muito prático à primeira vista é, no entanto, um erro grave que, para além de causar um acidente, pode levar a uma infração.

Regulamentos diferentes, a mesma filosofia​

Trata-se do condutor ser consciente. Não existem regulamentos europeus que proíbam expressamente a condução com um determinado tipo de roupa ou calçado. O regulamento espanhol, por exemplo, não aborda especificamente a roupa ao volante, mas o artigo 18 sobre «Outras obrigações do condutor» declara que o condutor «é obrigado a manter a sua própria liberdade de movimento, o campo de visão necessário e a atenção constante à condução. (…) Para este fim, deve ser tomado especial cuidado para manter a posição adequada e assegurar que seja mantida por outros passageiros».

O Reino Unido tem um ponto no seu Código da Estrada que afirma que o condutor deve usar «calçado e roupa que não o impeça de utilizar os controlos da forma correta». O uso de calçado inadequado pode levar a uma coima de até 5.000 libras (5.500 euros). A França, quem tem regulamentos muito semelhantes aos de Espanha, pode impor multas de até 150 euros, embora sem perda de pontos na licença. E em Portugal, em resposta ás dúvidas existentes, a própria Polícia de Segurança Pública publicou uma mensagem no seu Facebook indicando que a condução em chinelos não é proibida, embora ao mesmo tempo apele a evitar situações que possam dificultar a condução.

O mesmo caso que em Portugal ou Espanha ocorre em países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Finlândia, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, República Checa e Suíça, onde os condutores profissionais são obrigados a usar calçado adequado.

As consequências da condução com calçado inadequado em caso de acidente também devem ser consideradas. Ao estabelecer a causa e a responsabilidade, que podem apresentar as coberturas da apólice de seguros.

Interpretação do agente​

A possibilidade de aplicar uma sanção por conduzir em calções de banho depende da interpretação de cada agente. A lei não estabelece explicitamente que roupa não poder ser usada ao volante, embora se as autoridades considerarem que a roupa não é segura para conduzir, podem aplicar uma penalização.

É óbvio que se estiver a conduzir com um fato de banho e ocorrer um acidente, os danos que pode sofrer são muito mais graves. Por exemplo, o cinto de segurança causará queimaduras graves ou irritação na pele. Da mesma forma, os chinelos podem facilmente escorregar, impedindo o uso correto dos pedais. No caso de conduzir descalço, isto é uma perda de superfície de contato e sensibilidade da embraiagem, travão e acelerador.

Que roupa escolher?​

Ao iniciar uma viagem é importante escolher a roupa que permita viajar com total conforto e segurança. Isto significa que as peças não devem ser uma distração ou uma restrição de movimento para uma condução adequada. Em particular, a roupa deve cumprir as seguintes funções durante as viagens de automóvel:

  • Proteger a pele de queimaduras, arranhões e outros ferimentos graves causados por cintos de segurança, airbags ou vidro.
  • Premir os pedais livre e rapidamente, especialmente o travão em caso de perigo.

Calçado adequado​

Evitar que o calçado se solte no pé. No caso de chinelos, o apoio do pé não é total, pelo que a segurança total não é garantida. Os sapatos de salto têm características desconfortáveis de controlo do pedal, que podem levar a uma condução perigosa. O salto alto é muito instável e restringe o movimento do pé. O mesmo acontece com os sapatos de plataforma: a sua altura é muito arriscada para conduzir, pois não mantém um contato adequado com o pedal. A travagem torna-se mais complicada.

Também não é conveniente usar sapatos com ornamentos, tais como laços, que possam ficar presos no pedal e causar uma situação muito perigosa. Outro exemplo que não é recomendável são os sapatos mais resistentes utilizados para trabalhos mais físicos como a construção ou para atividades desportivas como as caminhadas de montanha, uma vez que a sua espessura dificulta a condução adequada.
 
Topo