- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,258
- Gostos Recebidos
- 1,218
Afinal, não é coincidência as dores nos ossos intensificarem-se nos dias mais frios. Alguns médicos especialistas revelaram ao Independent a origem deste fenómeno e apresentam a fórmula, quase mágica, para reduzir as dores.
Um especialistas de reabilitação motora, Jon Taberner, refere que "todas as articulações podem ser afetadas", mas o sofrimento tende a intensificar-se "em articulações com estruturas ósseas complexas e mais distantes do núcleo do corpo", ou seja as mãos e os pés.
Ainda assim, o médico especialistas descreve algumas características que podem agravar as dores sentidas durante esta estação mais fria.
O que pode intensificar as dores nas articulações durante o inverno
Histórico de lesões ou problemas crónicos nas articulações
Não há volta a dar, depois de se lesionar ou ter algum um problema de ossos antigo, é difícil voltar a um padrão de saúde imaculado.
"Se tem articulações danificadas ou desgastadas, provavelmente também verá um aumento das dores nessas articulações durante o tempo frio", aponta.
Atividade reduzida
"As pessoas geralmente são menos ativas nos meses de inverno porque está mais frio, então podem estar a caminhar menos, a fazer menos exercícios ao ar livre e até a ir menos ao ginásio por causa do frio para chegar lá", diz o fisioterapeuta Ben Lombard à mesma fonte.
Fruto dessa atividade reduzida, dá-se uma "menor lubrificação e fraqueza muscular, o que pode causar dor nas articulações", visto que estas são circundadas pela membrana sinovial, e o fluido sinovial, "produzido por essa membrana, quando se move menos e quando, geralmente, está mais frio, o fluido sinovial fica menos fluido e mais espesso", explica este especialista.
Queda da pressão barométrica
"No inverno, a pressão barométrica baixa cm frequência e pode fazer com que músculos e tendões criem mais pressão nas articulações, levando a dores nas articulações", explica Ben Lombard.
Diminuição da circulação sanguínea
"À medida que o tempo arrefece, o corpo traz o sangue das extremidades para proteger os órgãos vitais e mantê-los aquecidos", explica Taberner. "Isso resulta num menor fluxo sanguíneo para as articulações, e menor fluxo sanguíneo pode levar a uma lubrificação menor ao redor da articulação e, portanto, a mais dor."
A idade
"Existem vários fatores envolvidos que podem causar maior dor nas articulações durante o inverno" e Taberner garante que podem afetar pessoas de todas as idade, mas é mais provável que afetem pessoas mais velhas.
"À medida que envelhecemos, as articulações começam naturalmente a desgastarem-se, e esse desgaste pode ser uma das principais causas para a dor e rigidez extra", descreve.
O que pode ajudar a controlar e a reverter algumas dores nos ossos
Tome analgésicos quando necessário
"Intervenções, como analgésicos, ajudam a reduzir a dor, ainda que não proporcionem alívio a longo prazo", diz Taberner.
Agasalhe-se bem!
Lombard garante que usar roupas térmicas e camadas de agasalhos, "por mais simples que pareça, pode ser bastante útil."
Aquecimento extra
Proteja-se de todas as formas, seja com sacos de água quente ou escalfetas para colocar nos pés ou nos bolsos dos casacos. Lombard diz que essas estratégias como bolsas térmicas podem ajudar a "aumentar o fluxo sanguíneo e a lubrificação".
Exercite-se
"Mover-se estimula a libertação do líquido sinovial nas articulações, o que ajuda a aliviar a rigidez", o que, por sua vez, também "aumenta o fluxo sanguíneo para as articulações que está a movimentar e ajuda a aquecer o corpo todo, o que também pode ajudar a diminuir a dor, remata Lombard.
Além de diminuir o risco de lesões, fazer exercício pode tudo isso ajudar a "diminuir as probabilidades de sentir dor."
IN:NM
