- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,060
- Gostos Recebidos
- 1,096

Ao tomar banho, quer que a sua pele fique limpa e macia. No entanto, em alguns casos, existem pessoas que ficam com comichão assim que saem do duche. Podem apresentar a pele vermelha ou nem isso. Um dermatologista explica os motivos pelos quais isso pode acontecer.
A médica Navjot Arora revelou ao 'website' Only My Health o que precisa de saber e como pode encontrar um alívio para esta situação. "A água, especialmente a quente, retira da pele os óleos protetores naturais. Quando os óleos são perdidos, a pele fica seca, esticada e propensa à comichão", começa por explicar.
Revela ainda outro dos motivos que podem ser apontados. "Mudanças bruscas de temperatura e aumento da circulação sanguínea na pele após o banho pode estimular as terminações nervosas, o que aumenta a comichão."
Comichão após o banho pode ser sinal de algumas doenças
Pode também estar relacionado com uma condição, o prurido aquagénico, ou urticária aquagénica, uma doença de pele caracterizada pela comichão intensa que ocorre após o contato com água, sem que exista uma erupção visível.
Por outro lado, podem igualmente estar em causa outros problemas de saúde, como eczema e psoríase. "Nestes casos, a barreira cutânea danificada já está vulnerável, e o contato com água quente, sabonetes agressivos ou até mesmo o atrito com toalhas pode desencadear crises."
Assim, se tiver comichão frequente logo que saia do banho, poderá ser um motivo para estar atento a alguma condição de saúde que ainda não tenha sido detetada. Além da água quente, os produtos que uso podem levar a esta problema.
Os sabonetes podem causar comichão na pele?
"Muitos sabonetes, sabonetes líquidos e espumas de banho contêm fragrâncias, álcool ou ingredientes agressivos que retiram os óleos naturais da pele e causam irritação. Mesmo produtos rotulados como 'suaves' podem conter substâncias químicas inadequadas para peles muito sensíveis", continua.
Se for algo que lhe acontece, opte por trocar de sabonete para um com pH equilibrado e sem qualquer tipo de cheiro. Este pode ser um problema mais recorrente durante o inverno, não só devido aos banhos quentes serem mais frequentes. Explica que nesta altura os níveis de humidade no ar são mais baixos e podem fazer com que a pele seque. "Esta condição costuma ser chamada de 'comichão de inverno'."
Saiba o que acontece à pele se ficar muitos dias sem tomar banho
A médica Fernanda Nichelle avisa que a falta de banho também pode levar a complicações na pele
"A falta de banho e a ausência de uma correta higiene pode levar a uma acumulação de sujidades e à proliferação inadequada de bactérias e fungos na pele, que é um órgão de proteção para o corpo", revelou ao jornal Metrópoles.
De acordo com a médica, a falta de higiene pode causar micoses infeções bacterianas graves, bromidrose [odor corporal excessivo] e escabiose, também conhecida como sarna. "Estes são apenas alguns exemplos do que pode acontecer."
Fernanda Nichelle explica que um banho adequado "não deve ser muito demorado". "Além disso, a água deve estar a uma temperatura morna ou ambiente”. Recomenda ainda: "É ideal realizar uma hidratação intensiva [na pele] 15 minutos após o banho".
IN:NM