É Tudo Normal! - Alterações no Bebé

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
Os pais, quando se vêm com um filho tão pequeno nos braços, sentem a sua responsabilidade, e qualquer alteração que verificam no seu bebé é alarmante. No entanto a maior parte destas modificações são normais.

A nível da respiração:
É normal que os bebés enquanto dormem fiquem poucos segundos sem respirar, são as chamadas apneias, no entanto rapidamente e sozinhos as revertem.
O recém-nascido tem maioritariamente de respirar pelo nariz e por vezes pode ter algumas secreções a dificultarem a sua respiração, daí ser necessário fazer uma lavagem com soro fisiológico

A nível da circulação:
Muitos bebés quando são auscultados pelos pediatras nos dias de internamento são lhes identificados sopros cardíacos, a maioria deles não são preocupantes pois são transitórios. Estes devem-se à mudança da circulação fetal para a circulação normal como a conhecemos, razão pela qual assim que os canais fecharem o sopro deixa de existir.

A nível da temperatura:
Os recém-nascidos devido à sua pele fina arrefecem facilmente e não sentem a temperatura como os adultos. Daí necessitarem de alguma roupa principalmente para o dia do nascimento. Pode ter a noção da temperatura do bebé tocando nas mãos, se estiverem frias é sinal que necessita de ser mais agasalhado, se o bebé se encontrar muito rosado e transpirado é sinal que está muito quente. Não se esqueça que o banho deve ser rápido para evitar uma grande perda de calor no bebe.

A nível da pele:
Muitas das alterações no bebé são perfeitamente normais e resumem-se à imaturidade e adaptação do recém-nascido ao meio fora do útero materno.A cabeça pode vir deformada, normalmente nos partos via vaginal, isto deve-se ao facto dos ossos da cabeça do bebé ainda serem móveis e moldarem-se para passarem no canal de parto, ao fim de 3 a 5 dias praticamente não se nota.
Pode apresentar um inchaço, feridas na cabeça ou nódoas negras na face devido à ventosa ou fórceps.Estas lesões são transitórias e hão-de desaparecer sem cuidados especiais.
Ao palpar a cabeça do bebé pode notar 2 zonas mais moles, as fontanelas, a que vulgarmente se chama "moleirinha". A ossificação do bebé encontra-se em desenvolvimento e dentro de algum tempo fecham.
O bebé pode apresentar derrames nos olhos ou pontos vermelhos espalhados, normalmente na cara, isto deve-se ao esforço realizado pelo mesmo para passar no canal de parto.
Podem aparecer manchas vermelhas principalmente nas pálpebras, testa e cabeça, que quando pressionadas ficam esbranquiçadas, são denominadas hemangioma capilar. Devem-se à dilatação das veias mais finas (capilares) e desaparecem entre o 1º e o 2º ano de vida.
A cor do bebé normalmente é rosada, dependendo das raças, no entanto normalmente apresenta uma coloração azulada/arroxeada nas mãos e pés. Muitas vezes deve-se à diminuição da temperatura e frio.
Na zona do nariz e queixo pode observar uns pontinhos brancos, que se designam por milliae. Devem-se à imaturidade das glândulas sebáceas.
Na região próxima das nádegas pode apresentar uma mancha de cor azulada, a chamada mancha mongólica. Está presente na maioria dos bebés e não tem significado clínico.
Cerca do 2º/3º dia após o nascimento começam a aparecer umas borbulhas com uma pequena extensão de pele vermelha à volta, é o chamado eritema tóxico. Pode ser extensível a todo o corpo e desaparece ao fim de algumas semanas.
Muitas vezes os bebés, principalmente os prematuros ), nascem com tufos de pêlo fino, chamado lanugo. Este cai ao fim de algumas semanas.
Quando o bebé nasce vem envolto numa substância branca, gelatinosa e pegajosa denominada vérnix. Serve para proteger a pele enquanto está na barriga da mãe em meio aquático, deixe a própria pele absorvê-lo, não tente remover pois é hidratante.
Pode haver um inchaço a nível mamário, isto deve-se à presença de hormonas maternas na circulação do bebé. Não esprema, há-de desaparecer à medida que o bebé as elimina.

A nível do sistema reprodutor:
Feminino - pode apresentar pequenas linguetas a sair da vagina, são protuberâncias do hímen, hão-de desaparecer. É frequente observar-se também um corrimento vaginal esbranquiçado que por vezes pode ser sanguinolento, devido às hormonas maternas. Não tente remover é uma protecção contra infecções. Posteriormente há-de ser absorvido.
Masculino – o prepúcio não retrai, e muitas vezes os testículos ainda não desceram para o escroto. Com o tempo a maioria das situações ficam normalizadas.
Todas estas alterações podem criar alguma ansiedade aos pais, pois muitas delas são aparatosas e sugerem problemas graves, no entanto ficam-se apenas pela sugestão, tudo o descrito anteriormente é perfeitamente normal e resume-se à imaturidade e adaptação do recém-nascido ao meio fora do útero materno.

Normalmente todas estas alterações revertem por elas mesmas e não necessitam de tratamento. Nem todas estão presentes em todos os recém-nascidos, podem ser saudáveis sem as apresentar. Esta é apenas uma descrição para que esteja atenta e caso identifique algum dos problemas anteriores não fique alarmada.
 
Topo