• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Éléonore Laloux ajuda França a ver deficiência de forma diferente

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10


Éléonore Laloux ajuda França a ver deficiência de forma diferente




Éléonore foi condecorada pelo trabalho excelente.
Ela é a primeira vereadora com Síndrome de Down da França - Foto: ECTU

Se tem uma palavra que define bem a vereadora francesa Éléonore Laloux, é: determinação. Eleita em 2020 pela cidade de Arras, no norte do país, desde o início ela se apresentou como uma figura política que defenderia os direitos de pessoas com deficiência.
E tem feito isso da forma mais excelente possível. O trabalho dela rendeu, neste final de ano, uma grande recompensa: Éléonore foi condecorada a primeira vereadora com síndrome de Down, com um título de Ordem do Mérito Nacional.
Éléonore conta que o maior desejo é que pessoas com Síndrome de Down se enxergassem como normais, porque de fato são, mas a sociedade infelizmente não deixa.
“Eu tinha raiva, ódio, tristeza também. Lutei para mudar a aparência. Eu disse a mim mesmo: ‘Eu os ignoro’. Eu vivo minha vida, eles podem ir para outro lugar”, afirmou.


Primeira vereadora com Síndrome de Down na França
Éléonore iniciou a carreira política quebrando a barreira de ser a primeira vereadora com síndrome de Down eleita no país, aos 34 anos.
No entanto, o trabalho dela começou 10 anos antes, administrando um hospital particular em Arras. Na instituição, ela já criava ações para melhorar as condições de acessibilidade dos pacientes.
E foi o trabalho excelente que tornou Éléonore uma referência na cidade. “Sou uma pessoa muito comprometida e dinâmica e gosto de trabalhar com pessoas”, diz a vereadora.
Ela se tornou um nome conhecido em Arras e recebe regularmente os parabéns dos moradores locais por sua dedicação ao trabalho feito. “Quero cumprir meu mandato, ser feliz e fazer outras pessoas felizes. … Eu amo o que eu faço.”


Ordem do Mérito Nacional
E no final desse ano, Éléonore foi merecidamente conhecida pelos projetos realizados e por tornar a França um país que enxerga a deficiência de uma forma muito mais diferente hoje.
Ela foi condecorada por Sophie Cluzel, secretária de Estado da Pessoa com Deficiência. O título é considerado a segunda ordem nacional mais alta da França depois da Legião de Honra.
Um dos projetos que motivaram o título, foi a sinalização que Éléonore implementou em Arras e agora está como um projeto de lei nacional. A vereadora conseguiu que fossem instaladas luzes de contagem regressiva e placas de rua inclusivas.
“Inclusão não é algo em que apenas pensamos; não é um ato generoso. É nosso dever”, disse a secretária Sophie. “Eléonore ajudou toda a cidade a progredir em termos de como vemos a deficiência”.

Fonte:ACTU e CSMonitor
 
Topo