Portal Chamar Táxi

Ópera desaparecida de Vivaldi vai estrear-se em Praga

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Ópera desaparecida de Vivaldi vai estrear-se em Praga​


A ópera «Argippo», que Vivaldi apresentou pela primeira vez em 1730 em Praga, será representada de novo na cidade, depois de há 15 meses ter sido encontrada a partitura, que tinha desaparecido.
«Das seis óperas representadas na altura em Praga pela Companhia Italiana, cinco já tinham sido apresentadas em Itália, enquanto que Argippo só foi mostrada aqui", indicou o musicólogo Ondrej Macek, que encontrou na Alemanha a partitura desaparecida.

A representação vai decorrer numa sala barroca do Castelo de Praga, local que «foi escolhido pela sua acústica e pelo estilo barroco», referiu. Na ocasião, vai actuar o Hof-Musici, um agrupamento de música barroca que utiliza instrumentos de época e que foi criado há 10 anos por Macek.

Este agrupamento inclui músicos de diversos países da Europa Central, «uma representação do que foi a monarquia austro-húngara», nas palavras do fundador. O espectáculo conta ainda com um grupo de cinco solistas - duas meio-sopranos, duas sopranos e um barítono - e um coro.

«Argippo» é uma das 20 óperas do compositor veneziano dadas como extraviadas. A partitura de nove das 18 árias que compõem os três actos desta ópera de Antonio Vivaldi (1678-1741) foi encontrada num arquivo privado na cidade alemã de Regensburg em Dezembro de 2006 e mais tarde foi possível reconstituir as restantes, num trabalho de Macek com o Instituto Vivaldi de Veneza.


Diário Digital / Lusa
 
Topo