Última fábrica do do pólo industrial eólico de Viana do Castelo arranca em Outubro

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
A última fábrica do cluster industrial eólico em construção pela Eneop começa a funcionar em Outubro. Trata-se da fábrica de mecatrónica, situada no Parque Empresarial de Lanheses e que completará o cluster eólico instalado em Viana do Castelo e liderado pelos alemães da Enercon.

A primeira fábrica deste cluster começou a funcionar em Novembro de 2007 e dedica-se à produção de pás de rotor, atingindo actualmente dez unidades por semana, um número que em breve deverá ascender à dezena e meia, segundo fonte camarária.

A fábrica de torres de betão para aerogeradores que a empresa alemã Enercon construiu em Viana do Castelo custou 21,7 milhões de euros, emprega 100 trabalhadores e já está a produzir.

Segundo a fonte, esta fábrica integra um cluster eólico que a Enercon vai instalar no concelho, num investimento total que ronda os 1700 milhões de euros e que criará cerca de 2000 postos de trabalho, para além de várias empresas subsidiárias ou de actividades associadas.

Instalada no parque empresarial da Praia Norte, a fábrica de torres de betão tem 12 mil metros quadrados e irá construir, por mês, 20 torres com 83 metros de altura.

De Viana do Castelo já estão a sair pás de rotor para diversos parques eólicos nacionais, como é o caso do da Serra da Gardunha, em Castelo Branco.

O cluster inclui ainda a fábrica de geradores eólicos e o Centro Administrativo e de Formação.

Público
 
Topo