billshcot
Banido
- Entrou
- Nov 10, 2010
- Mensagens
- 16,629
- Gostos Recebidos
- 160
José Manuel Trigoso, Pres. da Prevenção Rodoviária Portuguesa comenta decisão de reduzir iluminação nas estradas.
Correio da Manhã – Como classifica a decisão de reduzir a intensidade da iluminação nos cruzamentos das estradas?
José Manuel Trigoso – Se o sistema é eficiente e não apresenta riscos de segurança na circulação nas estradas, não vejo qualquer tipo de impacto negativo. É, pelo contrário positivo, porque permite canalizar as verbas poupadas para outros investimentos.
– Menor iluminação implica maior sinistralidade?
– É difícil responder. Por exemplo, na Bélgica as autoestradas são todas iluminadas. Por sua vez, na Holanda são apenas os nós, no entanto, a sinistralidade é inferior nas autoestradas deste último país.
– Que avaliação faz da iluminação nas nossas estradas?
– Não é possível em termos financeiros, colocar iluminação pública em todas as estradas. O que é fundamental é a sinalização por refletores. E essa tem vindo a agravar-se.
– É, então, um problema grave.
– Sem dúvida. Há diversa sinalização colocada sem refletores e por isso torna-se de difícil leitura à noite. Há uma clara deterioração nomeadamente com a falta de refletores nas bermas das estradas. É uma falha que ocorre mesmo em vias concessionadas e que por isso são pagas pelos utentes.
cm
Correio da Manhã – Como classifica a decisão de reduzir a intensidade da iluminação nos cruzamentos das estradas?
José Manuel Trigoso – Se o sistema é eficiente e não apresenta riscos de segurança na circulação nas estradas, não vejo qualquer tipo de impacto negativo. É, pelo contrário positivo, porque permite canalizar as verbas poupadas para outros investimentos.
– Menor iluminação implica maior sinistralidade?
– É difícil responder. Por exemplo, na Bélgica as autoestradas são todas iluminadas. Por sua vez, na Holanda são apenas os nós, no entanto, a sinistralidade é inferior nas autoestradas deste último país.
– Que avaliação faz da iluminação nas nossas estradas?
– Não é possível em termos financeiros, colocar iluminação pública em todas as estradas. O que é fundamental é a sinalização por refletores. E essa tem vindo a agravar-se.
– É, então, um problema grave.
– Sem dúvida. Há diversa sinalização colocada sem refletores e por isso torna-se de difícil leitura à noite. Há uma clara deterioração nomeadamente com a falta de refletores nas bermas das estradas. É uma falha que ocorre mesmo em vias concessionadas e que por isso são pagas pelos utentes.
cm