Notícias “O país votou pela mudança”: Socialista Keir Starmer consegue vitória esmagadora nas eleições do Reino Unido

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
20,282
Gostos Recebidos
857
“O país votou pela mudança”: Socialista Keir Starmer consegue vitória esmagadora nas eleições do Reino Unido

img_900x508$2024_07_05_21_18_01_1696441.jpg


Novo primeiro-ministro britânico “aceitou a oferta de Sua Majestade e beijou as suas mãos ao ser nomeado”.

O socialista Keir Starmer é o novo primeiro-ministro do Reino Unido, sucedendo a Rishi Sunak, após a vitória esmagadora do Partido Trabalhista na eleição geral de quinta-feira. A transição foi rápida. Conhecidos os resultados finais, ao início da manhã desta sexta-feira, Sunak apresentou a demissão, o rei Carlos III chamou Starmer ao Palácio de Buckingham, que se fez acompanhar da mulher, Victoria, e solicitou-lhe que formasse um novo Governo. O líder trabalhista, “Sir Keir, aceitou a oferta de Sua Majestade e beijou as suas mãos ao ser nomeado primeiro-ministro e primeiro-lorde do Tesouro”, esclareceu o palácio real. O encontro com Carlos III demorou 20 minutos. No final, Starmer apelou à unidade, prometeu “tratar cada pessoa com respeito” e deixou uma garantia: “Não importa o quanto ferozes sejam as tempestades da história, uma das grandes forças desta nação sempre foi a nossa capacidade para navegar para águas calmas.”

Foi penoso o anúncio de demissão de Sunak, pediu várias vezes desculpa, mas o veredicto do povo foi implacável com os conservadores, que ao fim de 14 anos no poder obtiveram o pior resultado da história. “Hoje é um dia difícil, no final de vários dias difíceis”, afirmou Sunak. Também o Partido Nacional Escocês foi duramente penalizado pela onda trabalhista, perdendo mais de 30 deputados. Em sentido contrário surge Nigel Farage, o líder da extrema-direita, que viu o seu partido, o Reform UK, entrar pela primeira vez no Parlamento, elegendo quatro deputados. Donald Trump foi dos primeiros a felicitá-lo pela conquista. “Nigel é um homem que verdadeiramente ama o seu país!”, escreveu o candidato à Casa Branca na rede social Truth Social.

Defensor das contas certas, foram várias as promessas feitas por Keir Starmer que pretende agora levar à pratica. Desde logo, a aplicação de um imposto sobre as escolas privadas para ajudar a pagar o ensino público e de uma taxa extraordinária sobre as empresas de energia, que ajude a suportar a transição para as energias limpas.

Casas a preços acessíveis, reforço dos direitos dos trabalhadores, redução das listas de espera nos cuidados de saúde e a criação de mecanismos que visem um maior controlo da imigração são outras das ideias que o novo chefe do Governo britânico pretende implantar.

“O nosso país votou decisivamente pela mudança, pela renovação nacional e pelo regresso da política ao serviço público (...). Nós vamos provar isso. Mudámos o Partido Trabalhista, conseguimos que voltasse ao trabalho, e é assim que governaremos. Primeiro o país, depois o partido”, disse.

Keir Starmer

Natural de Londres, notabilizou-se como advogado especialista em direitos humanos, antes de se tornar procurador. Filho de um operário fabril e de uma enfermeira, ascendeu à liderança dos trabalhistas após a derrota do partido nas eleições de 2019, sucedendo a Jeremy Corbyn. Adepto do Arsenal, é casado com Victoria Alexander, de quem tem dois filhos.


Correio da Manhã
 
Topo