“Rock in Rio Escola Solar”

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Projecto de alunos do Barreiro

Entre os 20 primeiros do Concurso “Rock in Rio Escola Solar”

Projecto de alunos do Barreiro <br> Entre os 20 primeiros do Concurso “Rock in Rio Escola Solar”No âmbito da VII Feira Pedagógica, teve lugar ontem, dia 29 de Maio, na tenda no Parque da Cidade, o debate subordinado ao tema “Energia Inteligente na Escola”, promovido pela S.energia - Agência Local para a Gestão de Energia do Barreiro e Moita.

Cinco alunos do 12º ano da Escola Básica 2/3 com Secundária de Santo António da Charneca apresentaram um projecto de energia renovável que ficou entre os primeiros 20 lugares do Concurso “Rock in Rio Escola Solar” 2008, no qual participaram cerca de 250 escolas a nível nacional.

André Simões, Carla Pereira, David Luís, José Silva e Ricardo Passos são os alunos que criaram o projecto do “aerogerador”. Consiste na construção de uma instalação eólica, que será colocada na escola e que produz energia “limpa”, contribuindo para um ambiente melhor e procurando também sensibilizar a população para as energias renováveis, bem como para uma racionalização dos consumos de energia.

O “aerogerador” tem como principais características captar o vento proveniente de qualquer direcção, o que o torna mais eficiente. Com esta instalação eólica pretende-se a produção de 950w que serão armazenados em duas baterias, para a iluminação de uma sala de aula (parcial ou total) e para alimentar luzes e sirenes de emergência.

O projecto desenvolvido pelos alunos demonstra, na opinião da Vereadora da Educação, Regina Janeiro, “um acto de civismo a valorizar e implementar”. A autarca salientou, no debate, que “as sociedades actuais e no futuro têm de criar bases para um desenvolvimento sustentado e sustentável, para o qual as energias alternativas são um contributo”. Regina Janeiro referiu que o trabalho desenvolvido por estes alunos deve ser visto como um exemplo para outras escolas.

“Podemos fazer a diferença com pequenos gestos com vista a uma mudança global do ambiente em que vivemos”, referiu Bruno Vitorino. O Presidente do Conselho de Administração da S.energia salientou, no debate, que estes projectos “merecem ser valorizados e acarinhados e é com eles que podemos ajudar a construir um Barreiro melhor no futuro”. De salientar que o projecto contou com o apoio, entre outras entidades, da S.energia.

Rostos On-line
 
Topo