10 alimentos que pode ingerir depois do prazo

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,420
Gostos Recebidos
166
Todos os anos são desperdiçadas milhares de toneladas de alimentos. Segundo estatísticas norte-americanos, o correspondente a 165 mil milhões de dólares. Porém, um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais em parceria com a Universidade de Harvard identificou alguns alimentos que se podem ingerir, com cautela, mesmo depois do prazo de validade.



Azeite - Aconselha-se o seu consumo no espaço de um ano, mas tudo depende da forma de acondicionamento. Deve sempre ser guardado em locais escuros, já que a luz altera as suas propriedades. Se estiver exposto à luz poderá sofrer alterações químicas ao longo dos meses. O cheiro a ranço é um indicador de deterioração do azeite.



Enlatados - Guarde os enlatados numa zona fresca, escura e assim o prazo de validade poderá estender-se. Deve estar apenas atento ao cheiro, sinais de empolamento ou outros danos nas latas. Neste caso, não facilite.




Café - O café e o chá duram anos, sobretudo se estiverem hermeticamente fechados e conservados em lugares secos. Como são confecionados com água a ferver o perigo de contaminação também é menor. Se cheirarem a mofo, contudo, é preferível deitá-los fora





Bolachas - Podem ficar moles, o que é um sinal de migração de oxigénio para dentro da embalagem. Porém, geralmente, os biscoitos e as bolachas duram bastante tempo, especialmente se as embalagens não forem abertas.



Carne - Se a congelar no dia do embalamento, aguenta o dobro do prazo de validade. Se a mantiver no frio, pode deixar passar um ou dois dias (no máximo) caso não haja sinais de alteração. No caso da carne picada não dê margem. É que ao picar-se a carne quebra-se a barreira biológica, o que facilita o desenvolvimento de bactérias e proliferação de micro organismos.



Leite - O leite UHT aguenta bem mais um dia depois do prazo de validade. Uma sugestão: guarde-o numa zona mais fresca do frigorífico. Evite a zona da porta, privilegie a parte de trás da geladeira.





Massa - A massa, não fresca, conserva-se durante muito tempo, caso não esteja previamente cozinhada. Deve mantê-la em lugares secos e certificar-se de que não ganha cheiro ou bolor.




Congelados - A comida congelada consegue aguentar-se mais 50% do que o prazo de validade original em relação à data do empacotamento.



Legumes frescos - Os legumes frescos podem ser ingeridos desde que mantenham o seu aspeto, cor e textura natural. Normalmente devem ser consumidos no máximo em três dias depois de apanhados. Porém, se se mantiverem com aspeto e cheiro natural pode consumi-los.



Iogurte - Podem ser consumidos um ou dois dias depois do prazo de validade, apesar de começarem a perder características nutricionais. Em qualquer destes casos, considere alterações de cheiro e sabor como alertas vermelhos.
 
Topo