Portal Chamar Táxi

15º Congresso Nacional de Medicina Interna

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
15º Congresso Nacional de Medicina Interna

Congresso.jpg
Multidisciplinaridade de temáticas marcam a agenda A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna organiza o Congresso Nacional de Medicina Interna que decorre entre os dias 4 a 7 de Março no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal, e pretende afirmar-se com um ponto de encontro e de debate, potenciando a troca de conhecimentos, de experiências e o desenvolvimento científico. A Gestão Integrada da Doença Crónica é o tema que dá início ao congresso, com a participação da Prof. Dra. Maria do Céu Machado, Alta Comissária da Saúde, pelas 14h30m, no dia 4 de Março.

Este ano, estão inscritos 80 palestrantes, dos quais 18 são internacionais, provenientes de países como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, além dos especialistas nacionais e regionais, não só de medicina interna mas também profissionais da área de psiquiatria, emergência médica, entre outras especialidades. A organização prevê a participação de mil pessoas na reunião científica, isto para além da presença confirmada dos 40 internistas que exercem a sua profissão na Madeira.

O Dr. António Caldeira Ferreira, presidente do Congresso, explica que “A escolha dos temas e dos palestrantes que integram o Programa Científico reflectem não só, a responsabilidade que assumimos mas, sobretudo, do entendimento que temos do papel fundamental da medicina interna na definição das estratégias da política de saúde e da sua governação.”

Em antecipação, serão realizados cursos pré-congresso, nos dias 3 e 4 de Março, entre as 8h e as 20h e as temáticas serão: “Suporte Avançado de Vida” e “Ventilação não Invasiva”. Outra dinâmica potenciada pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna são os denominados “Encontros com o Especialista” com o objectivo de realizar uma revisão teórica dos assuntos para apresentação e discussão de casos clínicos.

Nos quatro dias de trabalhos serão discutidas temáticas diversificadas como: implementação da via verde da sépsis, a importância da doença vascular pulmonar, hipertensão arterial, doenças metabólicas hereditárias, ética da nanomedicina, doença oncológica, psiquiatria, sexualidade, dislipidemias e actualização na diabetes tipo 2.

Serão 774 os trabalhos científicos apresentados no Congresso quer em forma de comunicações livres, quer em forma de posters. Para a Indústria Farmacêutica será também reservado espaço para que, através de simpósios se possam focar os avanços na investigação e desenvolvimento das diferentes terapêuticas mais recentes.

O Congresso ainda conta com um programa social, que potenciará vários momentos de lazer e convívio entre os participantes. Na sessão de abertura, no dia 4 de Março, pelas 18h30m, o Prof. Dr. João Lobo Antunes fará uma conferência intitulada “E se William Osler voltasse à Terra…”. No último dia, o Eng. José Bento dos Santos fará uma palestra sobre “As virtudes da dieta mediterrânica”.

Fonte:Grupogci


 
Topo