
Em 2009 assinalam-se os 400 anos das primeiras observações astronómicas com recurso ao telescópio, levadas a cabo por Galileu Galilei. Figura preponderante no desenvolvimento da astronomia moderna, Galileu colocou em xeque o modelo geocêntrico vigente na sua altura.
ANO INTERNACIONAL
Iniciativa da UNESCO e da União Astronómica Internacional, o Ano Internacional da Astronomia pretende ser uma celebração global desta ciência e da sua contribuição para a sociedade. O astrónomo português Pedro Russo, do Instituto Max Planck para a investigação do Sistema Solar, foi nomeado para o cargo de Coordenador Internacional do projecto.
TELESCÓPIO - AGOSTO DE 1609
Uma invenção holandesa permitia ver objectos longínquos com grande definição. Galileu desenvolveu o seu próprio telescópio, com capacidade para aproximar o objecto até 30 vezes. Em Agosto fez as primeiras demonstrações em Veneza, Itália.
LUA - NOVEMBRO DE 1609
Resultado das suas observações, Galileu tornou-se no primeiro homem a falar de montanhas e crateras na superfície lunar, tentando mesmo estimar a sua altitude.
LUAS DE JÚPITER - JANEIRO DE 1610
O italiano observa três estrelas próximas do planeta Júpiter, considerando-as estáticas. Mais tarde constata que orbitam em redor de Júpiter, contrariando o postulado de Aristóteles de que a Terra seria o centro do Universo.
FASES DE VÉNUS - SETEMBRO DE 1610
Foi o primeiro a registar e a observar com detalhe as fases do planeta Vénus. Mais um argumento contra o modelo geocêntrico defendido na altura.
MANCHAS SOLARES - NOVEMBRO DE 1610
Galileu começou por observar as manchas solares até ao final do ano. Foi dos primeiros a mostrá-las em Roma. Em Maio de 1612 publica as suas conclusões.
JULGAMENTO SANTA INQUISIÇÃO - ABRIL DE 1633
As conclusões publicadas nos seus livros provocaram polémica na Igreja Católica. Começa a ser julgado por suspeitas de heresia.
‘E PUR SI MUOVE’
Reza a lenda que durante o seu julgamento, às mãos da Santa Inquisição, Galileu Galilei terá murmurado a célebre frase – “E porém ela move-se.” Apesar de reconhecer publicamente que estava errado, Galileu ficou sujeito a prisão domiciliária até ao final da sua vida. Não existem provas de que terá proferido tal frase no final do julgamento. A primeira referência à frase surgiu cerca de 120 anos mais tarde.
GALILEU GALILEI
Nascimento: Pisa, Itália 15 de Fevereiro de 1564
Morte: 8 de Janeiro de 1642, Florença, Itália
Nacionalidade: Italiano