kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
A maioria dos portugueses está em risco de sofrer doenças vasculares, como o AVC e o enfarte agudo do miocárdio. Um estudo revela que no Norte há menos colesterol elevado, apesar da alimentação ser pior.
Apenas 15% da população adulta escapam a todos estes fatores de risco: diabetes, hipertensão, colesterol elevado, tabagismo e excesso de peso. Mais de 60% dos portugueses têm um e dois fatores de risco e 20% têm três, o que significa risco acrescido de virem a sofrer de doenças do sistema vascular (incluem as cárdio e as cerebrovasculares e a doença arterial periférica), que são a principal causa de morte em Portugal.
A prevalência dos fatores de risco para a doença vascular na população está a ser estudada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Os resultados ainda são preliminares - falta analisar as regiões do Algarve e Alentejo - mas já "preocupantes", constata a coordenadora do estudo, Mafalda Bourbon, que conta ter o trabalho concluído no primeiro semestre de 2015.
jn