• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

9 Meses de Emoção - O Terceiro Trimestre

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
Por esta altura, o feto está a crescer a toda a velocidade, pesando aproximadamente mais 250 g do que na semana anterior. Os músculos estão também em rápida maturação e a cabeça está a ficar maior, criando espaço para o cérebro que está em franca expansão. Este crescimento acelerado faz com que as necessidades nutricionais do bebé atinjam o máximo, sendo que a sua principal função é agora acumular gordura para garantir energia após o nascimento.
Na 30ª semana o bebé já mede 40 cm e pesa cerca de 1,5 kg. Já distingue a luminosidade da escuridão e, por isso, já consegue acompanhar um foco de luz.
Quanto à grávida, e tal como o bebé, poderá aumentar bastante de peso. Poderá também sentir o feto a descer, o que oferece algum alívio, nomeadamente ao nível da respiração.

31ª à 36ª semana
Com 31 semanas o bebé passa por outro salto de crescimento. Está mais gordinho, consegue virar a cabeça de um lado para o outro e o sentido da visão está desenvolvido. A vida fora do útero torna-se de dia para dia mais viável: os pulmões e o sistema digestivo ficam formados durante esta semana.
À 32ª semana, as unhas e o cabelo já cresceram, e o bebé já pesa quase 2 kg e mede cerca de 43 cm. Ocupa agora grande parte da barriga da mãe, pelo que terá menos espaço para se movimentar. É, por isso, natural que a grávida sinta menos cambalhotas e pontapés. No entanto, não deverá deixar de sentir movimentos. Se tal acontecer durante muito tempo, é necessário alertar o médico.
Na 33ª semana o bebé continua a crescer e a engordar, perdendo gradualmente o aspecto enrugado. A maioria dos ossos estão a ficar duros, embora o crânio mantenha uma estrutura flexível, que irá permitir a passagem da cabeça pelo canal de parto.
Durante a 34ª semana, o bebé começará a colocar-se na posição final, preparando-se para o
nascimento. A maioria coloca-se de cabeça para baixo (apresentação cefálica), embora alguns permaneçam sentados (apresentação pélvica) ou deitados (posição transversal), o que dificulta o parto normal.
Se o bebé decidir nascer nesta altura, terá 99% de probabilidades de conseguir sobreviver, sendo que a maioria não desenvolverá problemas relacionados com a sua prematuridade.
Com efeito, às 35 semanas, ele tem o seu sistema respiratório e rins completamente desenvolvidos, e o fígado consegue processar alguns resíduos.
Aliás, a maior parte do seu desenvolvimento físico está agora concluída e as próximas semanas servem apenas para ganhar peso (30 g por dia). Assim, à 36ª semana já tem cerca de 2,7 kg e 48 cm. Está a perder a maior parte da penugem que lhe cobria o corpo, bem como a vernix caseosa (apesar de à nascença poder ainda ter alguns resíduos).
Relativamente à futura mamã, o peso poderá começar a tornar-se desconfortável. As probabilidades de aparecerem ou se agravarem as varizes aumentam, assim como o inchaço das pernas. Aconselha-se a levantar as pernas 2 vezes por dia, de manhã e ao final da tarde, durante cerca de 20 minutos.
Nesta fase, também é importante aprender a distinguir as verdadeiras contracções das de Braxton Hicks, que poderão aumentar de intensidade, mas não indiciam o início do trabalho de parto. 37ª à 40ª semana No final da 37ª semana, o bebé já será considerado um bebé de termo, o que significa, em termos de desenvolvimento, que está pronto para viver fora do útero.
A esta altura já deverá estar de cabeça para baixo, prontinho para um parto sem problemas. No
entanto, se, durante a semana seguinte, o bebé não der a volta, o médico poderá sugerir a marcação de uma “versão cefálica externa”, isto é, tentará virar o bebé manualmente, empurrando-o a partir do exterior da barriga.
Na 38ª semana, o bebé pesará provavelmente entre 2,7 e 3,4 kg e medirá entre 48 e 51 cm. Os órgãos estão desenvolvidos e bem posicionados. Os pulmões e o cérebro já irão funcionar correctamente no exterior, embora continuem a amadurecer durante a infância.
Pronto para ver o mundo, o bebé continuará a acumular gordura e é provável que às 39 semanas já meça mais de 50 cm e pese mais de 3,1 kg.
A média para os recém-nascidos do sexo masculino é de 3,5 kg, já as meninas tendem a ser ligeiramente mais leves (3,3 kg).
Por esta altura, a mãe deverá descansar o mais possível e deverá estar preparada porque o sinal de alerta pode chegar a qualquer momento. Por seu turno, se o bebé não nascer às 40 semanas, não será motivo de preocupação. Há gestações que atingem as 42 semanas, sobretudo na primeira gravidez. Contudo, se as ultrapassar, é muito provável que o médico induza o parto.
 
Topo