A amplitude da grande angular

ferny

GF Prata
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A amplitude da grande angular




Conheça as lentes que oferecem os maiores ângulos de visão e que devem fazer parte do equipamento de quem deseja fotos mais criativas e profissionais

Um passinho para trás, mais um e outro...Chega um ponto em que não dá mais: ou o fotógrafo cai dentro da piscina ou tropeça num vaso de flores.:Espi06: Para não passar por momentos assim com uma lente que não enquadra todo o grupo de amigos, é preciso ter como parte do equipamento ao menos uma objetiva grande angular. Com a 24 mm, é possível retratar o grupo inteiro sem se afastar muito a 20 mm capta todo o ambiente de uma sala e 17 mm enquadra um prédio de mais de 20 andares. Mas é nas cenas corriqueiras, fotografando bem de perto, que a grande angular permite compor imagens criativas e inusitadas.

Hoje, as máquinas fotograficas (ao contrário de antigamente) vêm equipadas com lentes zoom que incluem uma grande angular, em geral a 28-80 mm ou 35-80 mm. Estas lentes colocam o fotógrafo iniciante em contato com a grande angular mesmo sem que ele saiba. Então, usa-se a distância focal permitida pela zoom para fazer retratos, fotografar pessoas de corpo inteiro, grupos, veículos e paisagens. Grande parte das boas fotos é fruto da posição grande angular. É que, além de aumentar a profundidade de campo, ela também expande a área de foco (mesmo com diafragmas mais abertos). Isto torna muito difícil desfocar o tema com uma grande angular.

São consideradas do grupo das grandes angulares todas as objetivas (e a posição em zoom) abaixo de 50 mm, a lente normal. Enquanto a 50 mm tem um ângulo de visão de somente 46 graus, a 35 mm cobre um campo 62 graus a 24 mm, obrigatória para os profissionais, abrange 84 graus, quase o dobro do captado pela normal. Há também as lentes de 28 mm (75 graus), 20 mm (94 graus), 17 mm (102 graus), 14 mm (110 graus) e as famosas olho-de-peixe, de 6 a 8 mm que abrangem um ângulo de 180 graus e provocam aquele efeito de imagem circular. São as mais caras e raras.

Uso Específico





Com tantas grandes angulares disponíveis, pode haver dificuldades na escolha. A seleção da melhor distância focal deve ser criteriosa: é que, apesar das vantagens, estas lentes costumam distorcer o assunto. Exageram na perspectiva, fazendo um objeto parecer mais distante que outros. Por outro lado, essa alteração acaba interferindo no tamanho relativo da imagem quanto mais próxima a objetiva estiver do tema. Pessoas podem ficar mais altas e magras ou mais baixas e gordas, especialmente se forem enquadradas mais próximas às margens do fotograma.

O "problema" da distorção é imperceptível em fotos panorâmicas. É aceitável sempre que se precisa captar uma cena a curta distância mas algum obstáculo (como uma parede) impede o fotógrafo de se distanciar o suficiente. Nas grandes angulares abrangentes, abaixo de 24 mm, a tendência (especialmente as mais antigas) é arredondar o assunto, deixando objetos e pessoas "deformadas", com aspecto caricaturescos, tanto "pior" quanto mais próximos da máquina. A não ser que a intenção seja uma foto criativa ou engraçada.

Embora a distância focal da 35 mm ou da 28 mm (como é visto na maioria das zoom para iniciantes) seja considerada grande angular, o fotógrafo precisa de uma lente de maior amplitude. Se não, vai continuar dando passinho para trás...



Enquadramento é o segredo




O uso de grande angular exige um enquadramento diferente do utilizado em uma objetiva "normal" ou teleobjetiva. Se a foto for feita de forma convencional, tudo ficará afastado e sem graça, típica de amador. O segredo da grande angular é fazer tomadas mais criativas do alto ou bem de baixo, ao nível do chão, algumas vezes com a máquina "inclinada" e nunca bem de frente ao assunto e, de preferência, sempre com um primeiro plano bem próximo. Um exemplo: em ambiente interno, foi usada a 20 mm para enquadar uma mesa com um candeeiro bem próximo, num dos lados do visor. em primeiro plano deu efeito criativo à imagem .

A objetiva grande angular - em especial as de 24, 20, 17 e 14 mm - é muito fácil de usar, por praticamente dispensar foco e enquadramento rigoroso. Assim, o disparo "instintivo", sem dar tempo para que uma pessoa reaja, resulta geralmente em fotos bastante expontâneas, que conserva o clima reinado no ambiente. A técnica de apontar e disparar com uma 20 mm é útil para fotografar grupos de pessoas em circulo fechadas, com a máquina levantada e apontada por cima da cabeça do fotógrafo. Ou para retratar rapidamente pessoas sem que tenham tempo de se ocultar ou ainda retratar grupos de pessoas, como as modelos das reportagens .
 
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