• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A Arte de Cortar o Queijo

M

MMAD

Visitante
No corte de um queijo se define todo um "saber de gourmet".
Ele é importante por diversas razões.
A primeira prende-se com a apresentação que contribui para o embelezamento de uma mesa ou tábua de queijos; a segunda com a preservação da parte excedente e que tende a oxidar mais ou menos rapidamente consoante a linha de corte; finalmente porque, conforme essa linha, assim os cambiantes sápidas que se diversificam nos bons queijos por toda a massa.
Com um mínimo de conhecimentos e um pouco de destreza, atinge-se o domínio dessa arte.

Queijos circulares - Consoante as suas dimensões e textura, cortam-se da forma que de seguida expomos:
Queijos pequenos: cortam-se em rodelas de média espessura.
Queijos baixos: cortam-se em triângulos de dimensão média.
Queijos grandes e largos: cortam-se em rodelas que por sua vez se reduzem a pequenos triângulos.
Quanto aos queijos de outros formatos, ainda que menos comuns que os circulares, registá-los-emos aqui nos dois formatos mais vulgares:
os quadrados e os piramidais.
Queijos quadrados e rectangulares - Cortam-se fazendo uma incisão triangular, separando depois desta a porção que se quer consumir, após o que se inserirá o pedaço restante no local em aberto, evitando desta forma, não só, que o queijo se desmanche mas também que as suas paredes se oxidem por acção do oxigénio.
Queijos em forma de pirâmide - Cortam-se em fatias de dimensões variáveis, correspondentes ao seu tamanho, mas sempre na mesma direcção.
 
Topo