Portal Chamar Táxi

A asma limita a qualidade de vida, mas não tem de ser assim

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,535
Gostos Recebidos
1,113
A asma afeta atualmente cerca de um milhão de portugueses. Muitos morrem por a doença não ser tratada corretamente. Para lembrar para importância deste problema, o dia 1 de maio assinala-se como Dia Mundial da Asma.

naom_5ae6c0156ccc7.jpg


É uma doença respiratória comum, mas nem por isso a sua forma de tratamento mais adequado é conhecida por todos. Filipa Todo Bom e Rita Gerardo, médicas pneumologistas, explicam que “os doentes mal controlados ou não controlados, limitam a sua atividade física devido aos sintomas, utilizam frequentemente a terapêutica de alívio e recorrem mais vezes aos cuidados de saúde, quer primários, quer secundários”. Como consequência, “as crianças e adolescentes perdem dias de escola e os adultos perdem dias de trabalho”. Em suma, é inegável afirmar que “a asma poderá ter um impacto no quotidiano dos doentes, não apenas a nível do bem-estar físico, mas também psicológico e social”.

Para as especialistas, que são também responsáveis pela Comissão de Trabalho de Alergologia Respiratória da Sociedade, “este dia serve para assinalar esta doença que continua associada a uma elevada morbilidade quando não tratada corretamente”, pois apesar da informação atualmente partilhada, quase metade dos doentes asmáticos não têm a sua asma controlada.

Ao todo, aponta o mais recente Inquérito Nacional de Controlo de Asma, são 43% os doentes que não seguem o tratamento mais adequado que, apontam as especialistas, passa por acompanhamento regular e diário que não deve nunca descurar da medicação de manutenção que é prescrita pelo médico especialista – a melhor medida para controlar a doença.

IN:NM
 
Topo