A deglutição atípica

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
A deglutição atípica

Algumas crianças ao iniciarem a alimentação sólida, podem apresentar dificuldades em engolirem os alimentos



Quando uma criança começa a recusar a alimentação sólida, os pais pensam que a criança se nega a comer porque não quer ou não gosta. Todavia, a criança pode sofrer de um transtorno que torna difícil a deglutição.
Uma das causas mais comuns para que a criança tenha dificuldades em engolir os alimentos deve-se à pressão da língua sobre os dentes incisivos centrais e laterais - os dentes da frente - o que ocasiona, muitas vezes, alterações na sua dentição. Este transtorno se não tratado precocemente pode levar a que surjam, posteriormente espaços entre os dentes - diastemas- , a projecção dos dentes incisivos e a que a criança venha a sofrer de mordida aberta.

A falta de tonicidade muscular desta zona, pode também originar o desenvolvimento do hábito da respiração pela boca. Esta situação pode provocar também algumas dificuldades na deglutição.
Por fim, existe a possibilidade de haver alguma alteração da tonicidade muscular da língua, que irá provocar, mais tarde, dificuldades ao nível da linguagem.

Tipos de deglutição
A deglutição tem dois períodos bem definidos e que se podem diferenciar pela falta da dentição - a deglutição infantil normal- e pelo aparecimento da dentição - a deglutição madura normal.
A deglutição infantil normal caracteriza-se pelo facto do bebé necessitar de impulsionar a língua para a frente - movimento de protusão. Nestes casos, o bebé pressiona a língua contra as gengivas e os lábios, causando a pressão exacta para deglutir o alimento. A deglutição madura normal caracteriza-se pelo amadurecimento do sistema neuromuscular e pelo aparecimento dos dentes – especialmente dos molares – que indicam também o início da mastigação e do padrão de deglutição normal.

Embora possa ser um transtorno passageiro, sempre que os pais notem que a criança tem dificuldades em engolir os alimentos devem comentá-lo com o pediatra. Muitas vezes é prudente que o especialista avalie a situação e verifique se é necessário realizar algum tratamento específico.

Os pais devem estar atentos a esta etapa da alimentação da criança para que com o pediatra, possam avaliar a situação quando a criança se recusa a iniciar a alimentação sólida ou apresenta muitas dificuldades em engolir.



Destaques

A deglutição infantil normal caracteriza-se pelo facto do bebé necessitar de impulsionar a língua para a frente.

Embora possa ser um transtorno passageiro, sempre que os pais notem que a criança tem dificuldades em engolir os alimentos devem comentá-lo com o pediatra

Frequentemente este transtorno fica a dever-se a problemas relacionados com os músculos envolvidos nesta função, mas pode também dever-se a alteração do tónus, alteração da mobilidade ou alteração da postura
 
Topo