• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

fabio jacinto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 9, 2012
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
boas pessoal....vou a exame dia 30 desde mes .....alguem me podia fornecer alguns testes pa treinar mais um pouko....agradecia imenso,,,,
fortio1986@mail.com
obrigado pessoal aguardarei por eles ,,,,,,,
 

caçador 06/05/2012

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite , fui a exame de carta de caçador no dia 6 de maio e passei com 0 erradas . Agora vou á psp fazer o exame pratico , mas gostava de saber se tenho de levar um atestado medico e registo criminal para a psp e outro para a camara ou basta um ?
 

cnunes3

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
eame de carta de caçador

Ola ,

Eu também fui fazer exame nesse dia e chumbei, com 8 erradas, saiu-me o teste do veado e do colega do lado era a galinhola? quel e que te saiu?


obrigado pela atencao dispensada
 

Tiago Vides

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal.
É a minha primeira vez no Forum
Queria tirar a carta de caçador, mas não sei onde na zona de Braga
Será que me pode ajudar?
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Boas pessoal.
É a minha primeira vez no Forum
Queria tirar a carta de caçador, mas não sei onde na zona de Braga
Será que me pode ajudar?

Amigo Tiago Vides, pode inscrever-se para exame nos serviçoes florestais da sua zona, ou na Camara Municipal, depois é adquir o livro e estudar muito.
:espi28:
 

evscm6

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, vou a exame em Abril e tenho lido as experências de muita gente aqui no forum. Mas a maior parte delas são de 3 anos atrás. Pedia o favor de alguém que tenha feito recentemente me possa dizer como foi o seu exame prático para saber com o que vou contar :). Obrigado
 

raposo96

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 4, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, vou este ano a exame, e gostava de saber mais algo dos testes praticos, como são e isso... é que os que aqui estão postados já tem alguns anos....

CUmps.....
 

Corny

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 25, 2013
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, estou a pensar comprar carabina e caçadeira gostaria de saber as vossa opiniões sobre que marca comprar? Armas leves e versáteis. Pouco recuo. Podem-me ajudar? há e também sugerir espingardarias em Lisboa. Obrigado CORNY
 

Corny

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 25, 2013
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Olá a todos vou a exame da LUPA em belas dia 10 de julho. Estou a estudar o manual comprado em Moscavide PSP, também marquei 2 aulas practicas para explicação e manejo das armas ( confesso que nunca vi ao vivo este tipo de armas), com um instrutor privado num sítio perto de belas .: CASAL ALENTEJANO :. acho que é uma informação útil para quem não está familiarizado com as armas. Levam 40 euros! Depois conto como foi.
 

Corny

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 25, 2013
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Para todos os que vão tirar carta de caçador eu ainda vou fazer o exame de LUPA. No entanto posso relatar como foi o exame teórico. Os testes aqui do forum não são maus, servem para practicas mas estão algo desatualizados por isso basta decorar as cerca de 400 perguntas do documento do ICNF. As perguntas são TODAS sorteadas daí.
O livro ok serve para sabermos a cinegética das espécies, mas se se decorar as perguntas deles tal documento que se encontra com facilidade na net de certeza que se passa. Eu fiz o meu exame teórico em 37 segundos e acertei tudo. A Sra que lá estava até ficou baralhada.
O forum ajudou muito agradeço aos que fizeram um esforço para ajudar os outros por isso queria também partilhar algumas coisas aqui.
Dia 1 de julho tenho o curso PSP moscavide penso que são 6 horas. Depois no dia 9 tenho a prova da LUPA em Belas.

Entretanto como rapariga nunca tinha visto uma arma e para me preparar fui hoje a um lugar ( carreira de tiro) no Sabugo perto de Belas a 10' de Lisboa num local chamado www.casalalentejano.com é dirigido pelo Eng Cleto os filhos dele são campeões de tiro desportivo. Marquei com ele uma aula para ver ao vivo e mexer nas armas. Também se podem ver os cartuchos etc...Penso que é muito útil para pessoas como eu que não faziam ideia de como é uma arma!!! Fiz dois disparos caçadeira e semi-automática, parece que até tenho jeito natural, ahahaha....é um investimento que vale a pena para não se ir para aprova práctica em branco. Sei que o curso na PSP tem bastantes candidatos e será mais difícil fazer todas as perguntas. Eu fiquei satisfeita e recomendo. Vou marcar antes do exame uns tirinhos para fazer o gosto ao dedo. Fiquei um pouco dorida nos ouvidos vou tentar comprar protecção adequada. Também vou comprar óculos de proteção pois dizem que podem sair limalhas...boa sorte aos que vão em Agosto
 

tcoito

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2014
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos.

Antes de mais, muito obrigado por toda a ajuda que me foi disponibilizada aqui pelo forum!
Acabei hoje a última etapa para adquirir a carta de caçador com arma de fogo e acho que é uma boa altura para vir aqui explicar todos os procedimentos para quem aqui venha procurar informações (tal como fiz à uns meses).

Por ordem cronológica:

* Fiz o pedido de exame para a carta de caçador junto do ICNF (prazo até Dezembro de 2013)
* Estudei, como aqui foi dito, as 400+ perguntas que eles próprios disponibilizam no seu site e fiz o exame de caçador na data a que fui convocado (através de uma carta)
* Peguei no papel que me forneceram a dizer que passei no exame e fui-me inscrever à PSP na semana seguinte (para além desse tal papel é necessário o "registo criminal", "atestado médico" (atenção, o atestado tem de dizer que é para o "uso e porte de arma"!!), duas "fotografias" e o "Cartão de Cidadão"
* Passadas umas semanas fui à PSP fazer o curso de formação para o uso e porte de arma (fui também convocado por carta) das 8h30 até às 17h30
* Na semana seguinte fui fazer o exame para o uso e porte de arma (descrição em baixo!)
* Depois de ter sido aprovado voltei ao ICNF para requerer a carta de caçador (tem de se levar o "Cartão de Cidadão", outro "registo criminal", mais duas "fotografias" e outro "atestado médico" a dizer que é para a prática de actos venatórios)
* Agora vou receber uma carta da casa da moeda em nome da PSP para pagar a licença de uso e porte de arma e eles depois enviam a definitiva para casa (enquanto isso a PSP passou-me um papel provisório que substitui a licença durante 3 meses)


Boa sorte para quem estiver agora a iniciar esta etapa e, já agora, boas (futuras) caçadas a todos !


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Exame Uso e Porte de Arma

Este exame consiste em duas partes, sendo que a segunda está dividida em dois exames.

A primeira parte consiste num exame teórico de 20 questões com respostas de escolha múltipla (10 questões sobre o funcionamento de armas e questões de segurança a valer 75% e 10 questões sobre leis e afins a valer 25%).
Este exame não é muito difícil (basta estar com atenção no curso teórico ou então ler o manual uma vez ou duas) e para passar basta ter 60% da cotação.

Depois temos um exame teórico-prático que consiste em realizar os procedimentos de segurança e identificar armas (a valer 60% da parte prática).

E no final realiza-se uma prova de tiro a valer 40% da prática (onde temos de voltar a colocar em prática os procedimentos de segurança e efectuar alguns disparos).
 

Corny

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 25, 2013
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Olá a todos, vou a exame de LUPA em Belas no dia 9 de JUNHO 2014, parece que os exames mudaram, segundo nos avisaram no curso houve um grupo que já fez e que saíram coisas diferentes, tipo primeiros socorros, já não ser preciso aquela parte de simular percurso de caça...se houver algum forista que saiba novidades diga como foi. Obrigado
 

Corny

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 25, 2013
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Olá a todos, fiz exame de LUPA hoje dia 9 de julho Na Unidade de polícia em BELAS. Fiquei aprovada, e como aprendi muito com os vossos posts aqui no forum vou tentar descrever:
Exame teórico: as primeiras 12 perguntas parecem fáceis mas as respostas são de um português tão manhoso que é quase impossível de não falhar. Conselho não pensar muito colocar logo a que lhe parece mais certa! As perguntas de segurança são as que valem mais e vale apenas estudar aqui pelas que outros foristas já colocaram são muito fáceis. Cada pergunta que se errar deste grupo vale 7,5 portanto saber as de segurança bem.
Vou tentar colocar mais ou menos as perguntas:
1- Definição de arma de fogo
2- Definição de cartucho
3- Definição de fulminante
4- Definiçao de cano
5- Transmissaão de aquisição onerosa e gratuita precisa de que papel?
6- Que entidades podem administrar o curso de formação C e D?
7- Licença de arma no domicílio quantas munições pode ter?
8- A licença com aproveitamento das classes C e D confere que tipo de documento?
9- As munições C e D são de aquisição: aqui é para colocar LIVRE
10- O que é o uso de arma?
11- Numa arma carregada deve desconfiar do seu mecanismo de segurança porque:
12- Quando manusear armas nunca deve : a resposta é ingerir bebidas alcoólicas
13- Na residência como devem ser acondicionadas as munições?
14- Quando se encontra em acto venatório o que deve fazer? A resposta era para abra e descarregue a arma
15- antes de carregar a arma deve? a resposta era verificar se os canos estão desobstruídos
16- Quem pode tirar licença de classe E? Era a resposta de todas as anteriores
17- Uma arma se tiver óleo pode causar: a resposta era o rebentamento dos canos
18- Em acto venatório quando não deve atirar?
19- Havia uma do gatilho mas não me consigo lembrar
20- falta esta não me recordo mesmo pois a formulação das perguntas era " TRAMADA" .

No entanto neste dia o pessoal passou todo. Depois fomos de carrinha para a carreira de tiro, os agentes são simpáticos e sabem que muita gente nunca viu armas, portanto explicam tudo. NO stress! Aqui não é preciso muito estudo. Tinham duas espingardas de sobrepostos pediram para dizer que tipo de armas eram e porquê. Depois para identificar o cartucho ver na copela o calibre 12 e lateral o diâmetro do projéctil tipo 7mm. Depois havia um cartucho com bala. Depois havia balas de carabina 30-06 é o calibre .3 polegadas e 06 é o ano de fabrico. Havia também dois cartuchos com balas de borracha ( está escrito no cartucho ruber shit) destinadas às forças de segurança, e um cartucho de zagalotes é fácil pois são umas esferinhas que se vêm bem à transparência e maiores que os chumbos. Havia também 2 balas mais pequenas que eram claramente de de revolver. Perguntaram como verificar o calibre da bala se não tiver inscrição, então deve encostar-se a parte mais larga a uma de calibre conhecido e é assim que se vê. Perguntaram se já tinha visto uma bala e deve ser-se sincero, pois acho que valorizam isso e o efeito é pedagógico. Espero que corra :36_2_51::coracao::coracao::Espi61:bem a todos
 

gongilhas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 15, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
boas meus caros amigos , eu passei no exame da carta de caçador no dia 5 de agosto deste ano 2014, vou agora ao exame teorico da psp e de se passar vou ao pratico
alguem pode-me ajudar no exame teorico? por acaso nao teem exames para eu praticar ou algo assim ? por favor ajudem eu estou mesmo nervoso com isto :shy_4_02:
 

Corny

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 25, 2013
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
boas meus caros amigos , eu passei no exame da carta de caçador no dia 5 de agosto deste ano 2014, vou agora ao exame teorico da psp e de se passar vou ao pratico
alguem pode-me ajudar no exame teorico? por acaso nao teem exames para eu praticar ou algo assim ? por favor ajudem eu estou mesmo nervoso com isto :shy_4_02:

Olá, os testes teoricos da psp mudam portanto é dificil estar a dizer o q sai. Mas se aqui no forum se vir as respostas dos outros foristas imprima tudo e estude por aí. As perguntas de segurança sao as que valem mais e q estao quase todas aqui no forum. No dia a seguir ao meu saiu muita legislacao. Mas se estudar aqui pelo forum ou procurar na net exame de lupa encontra muitas respostas e algumas delas sao parecidas com as que saem. Nao existem muitos testes por esse motivo. Eu postei aí o que me saiu. As perguntas parecem faceis, as respostas que la aparecem é que sao de dificil interpretaçao pois estao mal escritas. Mas costuma passar quase toda a gente eles sao mt simpaticos. Nao se preocupe se acontecer alguma desgraca eles ajudam e marcam logo uma semana depois. Boa sorte. Corny
 

gongilhas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 15, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
obrigado corny

Olá, os testes teoricos da psp mudam portanto é dificil estar a dizer o q sai. Mas se aqui no forum se vir as respostas dos outros foristas imprima tudo e estude por aí. As perguntas de segurança sao as que valem mais e q estao quase todas aqui no forum. No dia a seguir ao meu saiu muita legislacao. Mas se estudar aqui pelo forum ou procurar na net exame de lupa encontra muitas respostas e algumas delas sao parecidas com as que saem. Nao existem muitos testes por esse motivo. Eu postei aí o que me saiu. As perguntas parecem faceis, as respostas que la aparecem é que sao de dificil interpretaçao pois estao mal escritas. Mas costuma passar quase toda a gente eles sao mt simpaticos. Nao se preocupe se acontecer alguma desgraca eles ajudam e marcam logo uma semana depois. Boa sorte. Corny

pode-me mandar uns links aqui para o forum de umas partes de segurança ? agradecia
comprimentos


gongilhas
 

Corny

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 25, 2013
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Post que encontrei forum santo humberto

pode-me mandar uns links aqui para o forum de umas partes de segurança ? agradecia
comprimentos


gongilhas

Este post encontrei e fiz copy past se procurar no google exame Lupa psp aparecem muitos exames aqui vai:
"Frequentei o curso na PSP no dia 15/06/2009, desde as 9H00 ás 17H30, no comando de Santarém, em conjunto com os Abéis, Alexandres, Albertos, Anas, Andrés e até aos Brunos....(Acho que havia um Carlos)...Pela ordem Alfabética.

Foi fornecida documentação, um manual com 100 páguinas....Só pecam por termos uma semana para estudar isso tudo, uma vez que estamos desde Outubro inscritos...

Tive a oportunidade de desmontar e manobrar todo o tipo de armas (Caçadeira de canos justapostos/paralelos/laterais, caçadeira de canos sobrepostos, caçadeira semiautomática, carabina semiautomática 300Winchester Magnum, Carabina de tiro desportivo 0.22, spray de defesa com concentração de gás pimentas inferior a 5%, pistola de alarme).

No dia 22/06/2009, vou voltar ao comando da PSP de Santarém (eu e todos os outros que estiveram nesse dia) para fazer um teste teórico, ou seja um EXAME DE APTIDÃO para obtenção de certificado de aprovação para uso e porte de arma das classes C e D.

A prova teórica do exame de aptidão para a obtenção de certificado de aprovação para o uso e porte de arma das classes C e D, é constituida por vinte (20) questões, com resposta de escolha múltipla, divididas por dois grupos.

As questões do Grupo I, são relativas a matérias de conhecimento técnico, valendo cada resposta certa 2,5% do total (100%), nos termos do artigo 14.º da Portaria n.º 932/2006 de 8 de Setembro.

Cada questão tem quatro possibilidades de resposta, sendo que uma delas está totalmente correcta.

Ler o exame com atenção e assinalem com um "X", apenas uma resposta para cada questão, a que entenderem estar totalmente correcta e mais completa.

Caso se enganem e pretendam alterar a resposta, envolvam o sinal "X" com um círculo e façam uma rubrica ao lado do círculo respectivo e, em seguida, assinalem novamente a resposta, tal como foi no exame da AFN para saber a cor das penas do cú dos "naitibó"

Exemplo de questões do grupo I (mais ou menos assim, as 2,5%)

1 - A arma de fogo que, mediante uma única acção sobre o gatilho, faz uma série contínua de vários disparos, designa-se:

a) Arma de acção Simples;
b) Arma automática;
c)Arma de repetição;
d) Arma de acção dupla.

2 - Como se designa uma arma de fogo longa com cano de alma estriada?

a)Arma automática;
b)Espingarda;
c)Carabina;
d)Arma de alarme.

3 - Por munição de arma de fogo, entende-se:

a)A parte da munição que se destina a ser lançada através do cano;
b)O cartucho ou invólucro ou outro dispositivo contendo todos os componentes em condições de ser imediatamente disparado numa arma de fogo;
c) O cartucho ou invólucro contendo todos os componentes em condições de não ser imeditamente disparado numa arma de fogo;
d) A carga de composto químico usada para carregar as munições ou a carga de pólvora preta usada para carregar as armas de carregamento pela boca.

4 - Os projécteis com diâmetro superior a 4,5mm, que fazem parte de um conjunto de múltiplos projecteis para serem disparados em armas de fogo com cano de alma lisa, denominam-se:

a) Chumbos de caça;
b) Zagalotes;
c) Cartuchos de caça;
d)Bala ou projéctil.

5 - Uma arma de fogo longa semiautomática, de repetição ou de tiro a tiro, com dois ou mais canos integra-se na classe C, desde que:

a) Todos os canos sejam de alma estriada;
b) Que pelo menos um deles seja de alma estriada;
c) Todos os canos sejam de alma lisa;
d) Nenhuma das respostas está correcta.

6 - A aquisição, detenção, o uso e porte de armas da classe C podem ser autorizados a quem seja titular de:

a) Licença de uso e porte de arma da classe C e aos titulares da carta de condução;
b)Liecença de uso e porte de arma da classe C e aos Deputados à Assembleia da Répública;
c) Licença de uso e porte de armas da classe C, ou a quem a respectiva lei orgânica ou estatuto profissional, preveja a dispensa ou atribuição da licença de uso e porte de Arma;
d) Licença de uso e porte de arma da classe C, e aos Seguranças das empresas privadas de segurança.

7 - A verificação das condições de segurança no domicílio do requerente, pode levar a que a autorização de aquisição, tenha em consideração à existência de:

a) Idosos;
b) Crianças;
c) Menores;
d) Adolescentes.

8 - Sempre que seja autorizada pelo Director Nacional da PSP, que a arma fique averbada em nome do cabeça-de-casal até às partilhas dos bens e herança, diga o que é obrigatório:

a) O seu depósito num armário de segurança não portátil;
b) O depósito da arma à guarda da PSP;
c) O depósito da Arma na força policial da área de residência;
d) O depósito numa casa-forte.

9 - Para efeitos de fiscalização sobre exame de pesquisa de álcool, ou para a realização dos exames de despistagem de substâncias estupefacientes ou outras, pode utilizar-se os aparelhos e outros meios homolgados ao abrigo do Código da Estrada e legislação complementar:

a) às veses;
b) Sim, sempre que necessários;
c)Nunca;
d) Só após falha.

10 - O condenado que deixar de entregar a ou as armas, no prazo de 15 dias contados a partir de trânsito em julgado, para cumprimento da pena acessória de interdição temporária, incorre em:

a) Pena de multa;
b) Crime de desobediência;
c) Crime de desobediência qualificada; (n tenho a certeza, mas acho q é esta!)
d) Crime e pena de multa.


GRUPO II - As perguntas deste grupo referem-se a matérias do conhecimento sobre normas e procedimentos de segurança no manuseamento de armas de fogo, valendo cada resposta certa 7,5% do total. (artigo 14.º da Portaria n.º932/2006 de 8 Setembro).

11 - O proprietário das armas, deve tomar todas as precauções necessárias para prevenir:

a) O seu extravio;
b) Ocorrência de acidentes;
c) O furto ou roubo;
d) Todas as alíneas estão correctas.

12 - Uma espingarda de canos justapostos considera-se fechada quando:

a) Unir os canos ao fuste;
b) A coronha e o fuste tiverem unidos;
c) Quando os canos se encontram perpendiculares à coronha;
d) Após a união das câmaras à báscula.

13 - Quando tiver perto de pessoas como deve ter as armas de classe C e D?

a) Mantê-las sempre abertas e sem munições;
b) Mantê-las dirigidas para o ar;
c) Manter o dedo ao longo do guarda-mato;
d) Mantê-la em segurança.

14 - Ao colocar o cadeado de gatilho se este não ficar bem colocado o que nunca deve acontecer?

a) Abrir-se e saltar fora deixando o gatilho desprotegido;
b) O seu eixo accionar o gatilho, quando pressionado por um obstáculo;
c) Ficar travado pelos liguetes;
d) Nenhuma das respostas está correcta.

15 - Se uma arma tiver massa de protecção ou excesso de óleo no interior do cano, no momento do disparo, o que pode acontecer:

a) Facilitar o deslizar da munição no seu interior;
b) Causar o aumento das pressões e acosionar o rebentamento dos canos;
c) A manutenção dos canos em perfeitas condições;
d) Todas as respostas estão certas.

16 - Nos postos de tiro quando for dada a ordem para municiar as armas empunhadas, estas devem ficar sempre:

a) Apontadas para o chão;
b) Apontadas para o ar;
c) Apontadas na direcção dos alvos a atingir;
d) Conforme o atirador achar melhor.

17 - Em acto venatório quando deve carregar a arma?

a) Após montar a arma;
b) Quando verificar que os alvos se aproximam;
c) Quando estiver afastado dos companheiros;
d) Sempre que pegue na arma.

18 - Numa arma carregada deve sempre desconfiar do seu mecanismo de segurança, porque:

a) Uma pancada, uma queda ou um defeito mecânico podem não impedir o disparo;
b) Uma pancada, uma queda, pode impedir o disparo da arma;
c) Este pode actuar sobre o aparelho de pontaria através de um defeito mecânico;
d) Após uma quedaou pancada pode impedir que o aparelho de pontaria accione o cão.

19 - Quando se encontrar em acto venatório ao aperceber-se que alguém se aproxima da sua posição o que deve fazer?

a) Fechar a arma e carregá-la;
b) Abra e descarregue a arma;
c) Abra e carregue a arma;
d) Feche e descarregue a arma.

20 - Indique as partes essenciais de uma arma de fogo semi-automática?

a) Culatra, estojo de limpeza, coronha com caixa de mecanismos de disparar e ejector e porta cartuchos;
b)Culatra, coronha com caixa dos mecanismos de disparar e ejector e porta cartuchos, cano, estojo de limpeza.
c) Culatra, coronha com caixa dos mecanismos de disparar e ejector e porta cartuchos, cano, fuste ou guarda mão, tampa do carregador.
d) Coronha com caixa de mecanismos de disparar e ejector e porta-cartuchos, canos, estojo de limpeza.



--------------------------PROVA DE TIRO--------------------------

Quem passar neste teste, vai fazer no mesmo dia o teste prático, igual ao que se fazia dantes no CNEMA:

1.º - Reconhecer 3 munições. (Balas de carabina, cartuchos 12mm, 14mm, zagalotes, cartuchos calibre 12 e 20 (entre outros) (vale 15%)

2 - Reconhecer 3 armas (Classes A, B, B1, E, C e D, carabinas de ferrolho, semiautomáticas e 0.22, caçadeiras semiautomáticas, laterais e sobrepostos, spray de defesa e pistola de alarme) (vale 15%).

3 - Efectuar procedimentos de segurança sobre uma arma: "Tudo o que fizerem tem de se falar o que se faz, em voz alta"....(1º tirar cadeado de gatilho, 2º pegar pelo fuste, 3º verificar se está em segurança, 4º abrir a arma, 5º olhar a câmara(s), 6º verificar se está desobostruido(para as de báscula), 7º palpar com o dedo mínimo a câmara (para as semiautomáticas), 8º no caso da semiautomática pedir ao júri se pode espreitar pela boca, apoiando a coronha na biqueira da bota, 9º Fechar a arma, 10º efectuar o desparo de segurança, ("sempre com os canos virados para o quadro de ardósia que tem escrito "Area de Segurança"!!"), e 11º depois colocar a arma no armeiro e 12º colocar o cadeado de gatilho. (vale 30%).
(Aqui quem vai tirar classe C vai fazer com carabina, que só fôr tirar classe D faz com caçadeira, provavelmente com semiautomática, para depois no 4) fazer com a que gostar mais, a sobrepostos, como é obvio!)

4 - Fazer a mesma história que o ponto anterior, só que com caçadeira,mas primeiro tem de escolher um cartucho para caçar, o que o júri mandar, (ex:Coelho, perdiz, javali) e simular um percurso de caça. Aqui vai ter uma situação nova ou um guarda florestal (tem de se abrir a arma, tirar os cartuchos, e dar 10 passos para trás "10 metros" ou então uma vala ou muro ou passagem dificil, sempre abrir, tirar munições, efectuar a passagem, verificar obstrução dos canos, colocar munições na câmara, e seguir.... (vejam as provas antigas.........) (Vale 40%)


CESSÃO DE TIRO

A prova final é na carreira de tiro, a minha vai se a 27/06/2009 na escola pratica da PSP em Torres Novas, e consiste em aplicar tudo o que se falou anteriormente, mas:

1.º - Efectuar 3 disparos com uma carabina 0.22. (alvo 15 metros).

2.º - Efectuar 2 disparos com carabina semiautomática 300 Winchester Magnum (alvo a +ou-30metros).

3 - Efectuar 5 disparos de Caçadeira parado (disparar e proceder sempre conforme falado atrás) MUITA ATENÇÃO, vão colocar balões, e vai haver um balão quem tem uma silhueta humana atrás, e que levantar a arma á ordem de apontar, chumba logo (é como morrer na praia!!!)

4 - Efectuar 5 disparos realizados seguidos a balões, sempre a balões de várias cores....Nós é que temos de encher os balões.

MUITA ATENÇÃO, que aparecer a qualquer uma destas cessões com o álcool está em maus lençois, (parece que não era a 1.ª vez....!!!!!)"
 

gongilhas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 15, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
muito obrigado pela ajuda corny

pode-me mandar uns links aqui para o forum de umas partes de segurança ? agradecia
comprimentos


gongilhas

Este post encontrei e fiz copy past se procurar no google exame Lupa psp aparecem muitos exames aqui vai:
"Frequentei o curso na PSP no dia 15/06/2009, desde as 9H00 ás 17H30, no comando de Santarém, em conjunto com os Abéis, Alexandres, Albertos, Anas, Andrés e até aos Brunos....(Acho que havia um Carlos)...Pela ordem Alfabética.

Foi fornecida documentação, um manual com 100 páguinas....Só pecam por termos uma semana para estudar isso tudo, uma vez que estamos desde Outubro inscritos...

Tive a oportunidade de desmontar e manobrar todo o tipo de armas (Caçadeira de canos justapostos/paralelos/laterais, caçadeira de canos sobrepostos, caçadeira semiautomática, carabina semiautomática 300Winchester Magnum, Carabina de tiro desportivo 0.22, spray de defesa com concentração de gás pimentas inferior a 5%, pistola de alarme).

No dia 22/06/2009, vou voltar ao comando da PSP de Santarém (eu e todos os outros que estiveram nesse dia) para fazer um teste teórico, ou seja um EXAME DE APTIDÃO para obtenção de certificado de aprovação para uso e porte de arma das classes C e D.

A prova teórica do exame de aptidão para a obtenção de certificado de aprovação para o uso e porte de arma das classes C e D, é constituida por vinte (20) questões, com resposta de escolha múltipla, divididas por dois grupos.

As questões do Grupo I, são relativas a matérias de conhecimento técnico, valendo cada resposta certa 2,5% do total (100%), nos termos do artigo 14.º da Portaria n.º 932/2006 de 8 de Setembro.

Cada questão tem quatro possibilidades de resposta, sendo que uma delas está totalmente correcta.

Ler o exame com atenção e assinalem com um "X", apenas uma resposta para cada questão, a que entenderem estar totalmente correcta e mais completa.

Caso se enganem e pretendam alterar a resposta, envolvam o sinal "X" com um círculo e façam uma rubrica ao lado do círculo respectivo e, em seguida, assinalem novamente a resposta, tal como foi no exame da AFN para saber a cor das penas do cú dos "naitibó"

Exemplo de questões do grupo I (mais ou menos assim, as 2,5%)

1 - A arma de fogo que, mediante uma única acção sobre o gatilho, faz uma série contínua de vários disparos, designa-se:

a) Arma de acção Simples;
b) Arma automática;
c)Arma de repetição;
d) Arma de acção dupla.

2 - Como se designa uma arma de fogo longa com cano de alma estriada?

a)Arma automática;
b)Espingarda;
c)Carabina;
d)Arma de alarme.

3 - Por munição de arma de fogo, entende-se:

a)A parte da munição que se destina a ser lançada através do cano;
b)O cartucho ou invólucro ou outro dispositivo contendo todos os componentes em condições de ser imediatamente disparado numa arma de fogo;
c) O cartucho ou invólucro contendo todos os componentes em condições de não ser imeditamente disparado numa arma de fogo;
d) A carga de composto químico usada para carregar as munições ou a carga de pólvora preta usada para carregar as armas de carregamento pela boca.

4 - Os projécteis com diâmetro superior a 4,5mm, que fazem parte de um conjunto de múltiplos projecteis para serem disparados em armas de fogo com cano de alma lisa, denominam-se:

a) Chumbos de caça;
b) Zagalotes;
c) Cartuchos de caça;
d)Bala ou projéctil.

5 - Uma arma de fogo longa semiautomática, de repetição ou de tiro a tiro, com dois ou mais canos integra-se na classe C, desde que:

a) Todos os canos sejam de alma estriada;
b) Que pelo menos um deles seja de alma estriada;
c) Todos os canos sejam de alma lisa;
d) Nenhuma das respostas está correcta.

6 - A aquisição, detenção, o uso e porte de armas da classe C podem ser autorizados a quem seja titular de:

a) Licença de uso e porte de arma da classe C e aos titulares da carta de condução;
b)Liecença de uso e porte de arma da classe C e aos Deputados à Assembleia da Répública;
c) Licença de uso e porte de armas da classe C, ou a quem a respectiva lei orgânica ou estatuto profissional, preveja a dispensa ou atribuição da licença de uso e porte de Arma;
d) Licença de uso e porte de arma da classe C, e aos Seguranças das empresas privadas de segurança.

7 - A verificação das condições de segurança no domicílio do requerente, pode levar a que a autorização de aquisição, tenha em consideração à existência de:

a) Idosos;
b) Crianças;
c) Menores;
d) Adolescentes.

8 - Sempre que seja autorizada pelo Director Nacional da PSP, que a arma fique averbada em nome do cabeça-de-casal até às partilhas dos bens e herança, diga o que é obrigatório:

a) O seu depósito num armário de segurança não portátil;
b) O depósito da arma à guarda da PSP;
c) O depósito da Arma na força policial da área de residência;
d) O depósito numa casa-forte.

9 - Para efeitos de fiscalização sobre exame de pesquisa de álcool, ou para a realização dos exames de despistagem de substâncias estupefacientes ou outras, pode utilizar-se os aparelhos e outros meios homolgados ao abrigo do Código da Estrada e legislação complementar:

a) às veses;
b) Sim, sempre que necessários;
c)Nunca;
d) Só após falha.

10 - O condenado que deixar de entregar a ou as armas, no prazo de 15 dias contados a partir de trânsito em julgado, para cumprimento da pena acessória de interdição temporária, incorre em:

a) Pena de multa;
b) Crime de desobediência;
c) Crime de desobediência qualificada; (n tenho a certeza, mas acho q é esta!)
d) Crime e pena de multa.


GRUPO II - As perguntas deste grupo referem-se a matérias do conhecimento sobre normas e procedimentos de segurança no manuseamento de armas de fogo, valendo cada resposta certa 7,5% do total. (artigo 14.º da Portaria n.º932/2006 de 8 Setembro).

11 - O proprietário das armas, deve tomar todas as precauções necessárias para prevenir:

a) O seu extravio;
b) Ocorrência de acidentes;
c) O furto ou roubo;
d) Todas as alíneas estão correctas.

12 - Uma espingarda de canos justapostos considera-se fechada quando:

a) Unir os canos ao fuste;
b) A coronha e o fuste tiverem unidos;
c) Quando os canos se encontram perpendiculares à coronha;
d) Após a união das câmaras à báscula.

13 - Quando tiver perto de pessoas como deve ter as armas de classe C e D?

a) Mantê-las sempre abertas e sem munições;
b) Mantê-las dirigidas para o ar;
c) Manter o dedo ao longo do guarda-mato;
d) Mantê-la em segurança.

14 - Ao colocar o cadeado de gatilho se este não ficar bem colocado o que nunca deve acontecer?

a) Abrir-se e saltar fora deixando o gatilho desprotegido;
b) O seu eixo accionar o gatilho, quando pressionado por um obstáculo;
c) Ficar travado pelos liguetes;
d) Nenhuma das respostas está correcta.

15 - Se uma arma tiver massa de protecção ou excesso de óleo no interior do cano, no momento do disparo, o que pode acontecer:

a) Facilitar o deslizar da munição no seu interior;
b) Causar o aumento das pressões e acosionar o rebentamento dos canos;
c) A manutenção dos canos em perfeitas condições;
d) Todas as respostas estão certas.

16 - Nos postos de tiro quando for dada a ordem para municiar as armas empunhadas, estas devem ficar sempre:

a) Apontadas para o chão;
b) Apontadas para o ar;
c) Apontadas na direcção dos alvos a atingir;
d) Conforme o atirador achar melhor.

17 - Em acto venatório quando deve carregar a arma?

a) Após montar a arma;
b) Quando verificar que os alvos se aproximam;
c) Quando estiver afastado dos companheiros;
d) Sempre que pegue na arma.

18 - Numa arma carregada deve sempre desconfiar do seu mecanismo de segurança, porque:

a) Uma pancada, uma queda ou um defeito mecânico podem não impedir o disparo;
b) Uma pancada, uma queda, pode impedir o disparo da arma;
c) Este pode actuar sobre o aparelho de pontaria através de um defeito mecânico;
d) Após uma quedaou pancada pode impedir que o aparelho de pontaria accione o cão.

19 - Quando se encontrar em acto venatório ao aperceber-se que alguém se aproxima da sua posição o que deve fazer?

a) Fechar a arma e carregá-la;
b) Abra e descarregue a arma;
c) Abra e carregue a arma;
d) Feche e descarregue a arma.

20 - Indique as partes essenciais de uma arma de fogo semi-automática?

a) Culatra, estojo de limpeza, coronha com caixa de mecanismos de disparar e ejector e porta cartuchos;
b)Culatra, coronha com caixa dos mecanismos de disparar e ejector e porta cartuchos, cano, estojo de limpeza.
c) Culatra, coronha com caixa dos mecanismos de disparar e ejector e porta cartuchos, cano, fuste ou guarda mão, tampa do carregador.
d) Coronha com caixa de mecanismos de disparar e ejector e porta-cartuchos, canos, estojo de limpeza.



--------------------------PROVA DE TIRO--------------------------

Quem passar neste teste, vai fazer no mesmo dia o teste prático, igual ao que se fazia dantes no CNEMA:

1.º - Reconhecer 3 munições. (Balas de carabina, cartuchos 12mm, 14mm, zagalotes, cartuchos calibre 12 e 20 (entre outros) (vale 15%)

2 - Reconhecer 3 armas (Classes A, B, B1, E, C e D, carabinas de ferrolho, semiautomáticas e 0.22, caçadeiras semiautomáticas, laterais e sobrepostos, spray de defesa e pistola de alarme) (vale 15%).

3 - Efectuar procedimentos de segurança sobre uma arma: "Tudo o que fizerem tem de se falar o que se faz, em voz alta"....(1º tirar cadeado de gatilho, 2º pegar pelo fuste, 3º verificar se está em segurança, 4º abrir a arma, 5º olhar a câmara(s), 6º verificar se está desobostruido(para as de báscula), 7º palpar com o dedo mínimo a câmara (para as semiautomáticas), 8º no caso da semiautomática pedir ao júri se pode espreitar pela boca, apoiando a coronha na biqueira da bota, 9º Fechar a arma, 10º efectuar o desparo de segurança, ("sempre com os canos virados para o quadro de ardósia que tem escrito "Area de Segurança"!!"), e 11º depois colocar a arma no armeiro e 12º colocar o cadeado de gatilho. (vale 30%).
(Aqui quem vai tirar classe C vai fazer com carabina, que só fôr tirar classe D faz com caçadeira, provavelmente com semiautomática, para depois no 4) fazer com a que gostar mais, a sobrepostos, como é obvio!)

4 - Fazer a mesma história que o ponto anterior, só que com caçadeira,mas primeiro tem de escolher um cartucho para caçar, o que o júri mandar, (ex:Coelho, perdiz, javali) e simular um percurso de caça. Aqui vai ter uma situação nova ou um guarda florestal (tem de se abrir a arma, tirar os cartuchos, e dar 10 passos para trás "10 metros" ou então uma vala ou muro ou passagem dificil, sempre abrir, tirar munições, efectuar a passagem, verificar obstrução dos canos, colocar munições na câmara, e seguir.... (vejam as provas antigas.........) (Vale 40%)


CESSÃO DE TIRO

A prova final é na carreira de tiro, a minha vai se a 27/06/2009 na escola pratica da PSP em Torres Novas, e consiste em aplicar tudo o que se falou anteriormente, mas:

1.º - Efectuar 3 disparos com uma carabina 0.22. (alvo 15 metros).

2.º - Efectuar 2 disparos com carabina semiautomática 300 Winchester Magnum (alvo a +ou-30metros).

3 - Efectuar 5 disparos de Caçadeira parado (disparar e proceder sempre conforme falado atrás) MUITA ATENÇÃO, vão colocar balões, e vai haver um balão quem tem uma silhueta humana atrás, e que levantar a arma á ordem de apontar, chumba logo (é como morrer na praia!!!)

4 - Efectuar 5 disparos realizados seguidos a balões, sempre a balões de várias cores....Nós é que temos de encher os balões.

MUITA ATENÇÃO, que aparecer a qualquer uma destas cessões com o álcool está em maus lençois, (parece que não era a 1.ª vez....!!!!!)"

digame so mais uma coisa , o que vale mais no exame sao as regras de segurança certo ?
 
Topo