A velocidade real e a contratada, quem cumpre?

sotam

GF Prata
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
208
Gostos Recebidos
0
Velocidade real abaixo da contratada

A velocidade média de acesso à Internet por banda larga é superior ao que se verificava há dois anos, mas continua abaixo do que é contratado. A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) analisou, pela segunda vez, a qualidade de serviço do acesso dos quatro operadores que detêm mais de 90% do mercado e constatou ser nas ofertas dos operadores de cabo que a velocidade média mais se aproxima da publicitada.
Para este estudo foram consideradas as ofertas mais relevantes (com maior número de aderentes) do Sapo a 4 Mbps, Clix a 12 Mbps (ambos em ADSL), Cabovisão a 2 Mbps e TV Cabo a 4 Mbps (ambos por cabo). Os testes mostraram que os clientes da Cabovisão conseguem navegar a 87,6% da velocidade contratada - ou seja, a velocidade média para downloads de alvos nacionais ronda os 1,794 Mbps de um máximo previsto de 2 Mbps. Já os clientes da TV Cabo "atingem" uma velocidade média que corresponde a 81,2% do que contrataram e os do Sapo navegam a uma média de 66,2%. O operador que apresenta a pior relação entre as velocidades de acesso e contratada é o Clix pois não vai além dos 32%. Apesar deste desempenho, como a oferta deste operador é até 12 Mbps, isto faz com que os clientes do Clix sejam os que conseguem velocidades mais elevadas quando medidas em valores absolutos.
Na divulgação do estudo, Teresa Maury, administradora da Anacom, salientou que, face aos resultados de há dois anos, o serviço é hoje muito mais rápido e de melhor qualidade, sem que o preço tenha aumentado. Mas a melhoria verificou-se essencialmente nos downloads, mantendo-se inalterada a situação dosada nos uploads (envio de ficheiros). Também se constata que há melhores desempenhos no tráfego nacional. Quando e medição incide sobre o tráfego internacional, as velocidades pioram. Este estudo vai passar a ser anual e a incluir as placas móveis.
 

kirk

GF Bronze
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Boa tarde amigos

O que penso desta análise feita pela Anacom, é que para além de ser tendenciosa visa acalmar as águas. Muito mal vai este País quando uma entidade que visa fiscalizar as comunicações tira apenas conclusões interessantes meramente académicas. Como exemplo desta verdade a minha como tantas outras zonas estão limitadas a 2mb desde sempre e assim se vão manter e a contrapartida de pagamento é gritante relativamente aos tarifários em vigor.
Esta verdade circunscreve-se a uma pequena área junto às centrais e se não me engano hà outro País para além desta realidade que paga bem, tem sido enganado e que não entra para as contas deles "Convém".
Com papas e bolos se enganam os tolos.
 
Topo