A Via Láctea pode ser maior do que se pensava

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4044456.jpg



O anel de estrelas no final da Via Láctea pode aumentar o tamanho da galáxia cerca de 50%.
Foi encontrado um filamento de estrelas em forma de anel em torno da Via Lactea, que pode mesmo pertencer à galáxia. Se tal for provado pode haver uma alteração no tamanho conhecido da galáxia, aumentando-a cerca de 50%. A causa das estrelas tem sido questionada.



Os Cientistas que estão a investigar o anel usaram dados do Servidor Sloan Digital Sky para reanalisar o brilho e a distância das estrelas no final da Via Láctea e descobriram que se formaram ondas de estrelas, com uma forma semelhante a cartão canelado, segundo o Discovery News.

Heidi Newberg, astrónoma que trabalha em conjunto com o Instituto Politécnico Rensselaer, afirma que "Este padrão pode estar ligado à Via Láctea, pois parece seguir a estrutura espiral da mesma".
O anel de estrelas no final da Via Láctea poderá ter sido causado por uma galáxia anã que mergulhou através do disco originando ondulações, como o efeito de uma pedra a cair em água.
Outras galáxias anãs intrusas podem ter criado ondas em forma de espiral, dando origem à formação de estrelas a partir do gás nas ondas que, por sua vez, os braços espirais nas galáxias. O anel Monoceros, descoberto pela equipa de Heidi Newberg em 2002, situa-se a 65 mil anos-luz do centro da Via Láctea e é um exemplo dessa formação.



dn


 
Topo