A Vida Artificial ( A-Life )

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
" O termo "Vida Artificial" foi citado pela primeira vez pelo pesquisador Cristopher Langton na década de 80, para especificar uma nova ciência emergente.

Esta ciência proposta por Langton, coloca em discussão conceitos que eram tidos como explicados pela ciência, isto é, conceitos físicos e biológicos acerca da vida e todas as suas etapas: crescimento, evolução, mutação, reprodução e a própria ausência de vida.
A Vida Artificial, ou ALife (Artificial Life) como é conhecida, surgiu da confluência de várias disciplinas, como inteligência artificial, sistemas não-lineares e teorias biológicas.
Na medida que estas disciplinas foram criadoras da Vida Artificial, naturalmente a Vida Artificial provocou também impactos nestas disciplinas. Inicialmente ela foi considerada apenas como um movimento passageiro de crítica às teorias clássicas, porém ela conseguiu reconhecimento acadêmico e atualmente é a principal pivô da recuperação das antigas introspecções sobre a realidade de um mundo cibernético e a construção de vida in cílico (formas de vida baseadas no silício e não no carbono).
Talvez seja essa a sua principal característica, ou seja, a ALife não é apenas uma nova forma de pesquisa acadêmica, ela é um impacto na ética e uma discussão epistemológica da realidade influenciada pela tecnologia, colocando a realidade virtual sob um novo ponto de vista, não simplesmente como ferramenta de simulação, mas a incorporação dos sistemas de inteligência artificial com as pesquisas na área da evolução computacional baseada na biologia.
Toda a documentação contida neste texto é uma versão resumida da pesquisa monográfica de Alberto Paterlini Pereto defendida no dia 08 de dezembro de 1996 na Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC) sob a supervisão do orientador Prof. José Mario Balan, e pode ser obtida na integra no endereço: http://www.geocities.com/Eureka/3211/mono001.zip.
Evidentemente que a aplicação e implementação destes sistemas artificiais no mundo real é muito ampla, e por isso esta pesquisa se limitou a fazer uma abrangência geral da Vida Artificial e questionar os aspectos filosóficos dos impactos desta disciplina na sociedade"
.
 
Topo