Abre candidatura de projectos energia renovável

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Ministro anuncia candidatura de projectos energia renovável

O ministro da Agricultura e Pescas anunciou hoje que o Governo vai apoiar o sector agrícola com verbas para aquisição de equipamentos para a produção de energias renováveis.

As candidaturas a este programa serão abertas esta semana e os agricultores podem adquirir equipamentos como «painéis solares, moto-bombas e motores, entre outros, com eficiência energética», disse jaime Silva que sublinhou o facto de estas candidaturas serem apoiadas em 50% a fundo perdido.

«Já foi aberta uma linha semelhante para outros sectores de actividade e não podíamos deixar de fora a agricultura», frisou o governante.

Entretanto, o facto de a Comissão Europeia ter anunciado que está disposta a «ajudar o Governo português com mais uma verba de 75 milhões de euros», é importante para o sector agrícola que ficará «melhor preparado» para os desafios do futuro.

Estas declarações de Jaime Silva, foram feitas na Póvoa de Varzim, à margem de uma cerimónia que pretendeu dar-lhe a conhecer um projecto que a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) vai apresentar, dentro de poucos dias, e que visa a segurança de 380 embarcações e a formação de 4500 pescadores de todo o país.

O projecto envolve uma verba de cerca de nove milhões de euros e é comparticipado a 90% a fundo perdido.

Jaime Silva considerou o dossier «interessantíssimo», tendo em conta que, tanto o Governo como as associações ligadas ao sector das pescas, têm «obrigação de melhorar as condições a bordo e de localização de barcos e dotá-los dos melhores meios técnicos que hoje existem».

O ministro frisou ainda que esta é a candidatura que, para já, «envolve a maior verba - cerca de nove milhões de euros».

«Há dinheiro para estes projectos», dentro do Quadro Comunitário de Apoio, mas o ministro chamou a atenção para o facto de ter que existir uma «análise exaustiva» destas candidaturas, sobretudo esta, devido à elevada verba que envolve.


Diário Digital / Lusa
 
Topo