Activos eólicos da Babcock & Brown estão a suscitar grande interesse nas energéticas

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Energia: Activos eólicos da Babcock & Brown estão a suscitar grande interesse nas energéticas europeias

Lisboa, 02 Abr (Lusa) - Os activos eólicos que a Babcock & Brown Wind Partners colocou à venda estão a suscitar o interesse de diversas energéticas europeias, mas em Portugal a EDP já disse que estava fora de corrida e a Galp não se pronuncia.

O presidente-executivo da EDP, António Mexia, afirmou segunda-feira que a eléctrica prefere comprar carteiras de projectos em detrimento de parques já operativos, estando por isso fora de corrida.

Fonte oficial da Galp Energia afirmou à Lusa não ter qualquer comentário a fazer sobre um eventual interesse na compra destes activos.

A Iberdrola afirmou também à Lusa ser "prematuro" dizer se estão ou não interessados nestes activos, uma vez que ainda não fizeram a avaliação dos mesmos.

Já fonte oficial da Unión Fenosa respondeu que a eléctrica espanhola "está a estudar o assunto".

A Babcock & Brown Wind Partners anunciou segunda-feira que vai vender os seus activos eólicos em Portugal, Espanha, Alemanha e França, tendo contratado o Deutsche Bank e o JP Morgan para liderar a operação.

A Enersis, em Portugal, será uma das empresas a colocar à venda.

A Enersis foi comprada pela Babcock & Brown à Semapa, em 2005, por cerca de 421 milhões de euros.

Para já a compra dos activos da empresa australiana está a ser ponderada pela Iberdrola, Electricité de France (EDF), Suez, E.On, Enel e General Electric, segundo avança hoje o jornal espanhol Expansion.

Também a Societé Generale afirma hoje que a alemã RWE e a Theolia poderão comprar os activos da Babcock.

A empresa australiana possui cerca de 831 megawatts (MW) em parques eólicos em Espanha, Portugal, França e Alemanha, o que poderá valer entre 1,8 e 1,9 mil milhões de euros, segundo as contas da Societé Generale.

O presidente-executivo da Babcock & Brown, Miles George, afirmou, em comunicado, ter recebido já fortes manifestações de interesse por parte de potenciais compradores.

Adiantou ainda que pretende chegar a um acordo de venda dos activos dentro de seis meses.

A Babcock & Brown decidiu vender o seu portfólio de parques eólicos para beneficiar da forte avaliação dos projectos que não está reflectida no preço das acções cotadas na Austrália.

A Babcock & Brown Wind Partners opera parques eólicos em seis países de três continentes.

Está cotada na Bolsa da Austrália e tem uma capitalização bolsista de aproximadamente 1.3 mil milhões de dólares australianos.

A empresa detém no total 76 parques eólicos com uma capacidade instalada de 3.187 MW.


© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 
Topo