Actriz Andie McDowell é distinguida quinta-feira em Vila Real

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
A actriz norte-americana Andie MacDowell, vai ser distinguida quinta-feira, em Vila Real, com o prémio CastaDouro Convidada Especial pelo festival Douro Film Harvest, disse hoje à Lusa fonte da organização do certame.

A distinção será entregue à actriz numa cerimónia em que será projectado o seu último filme, «The Last Sign», às 22:00, no Teatro Municipal de Vila Real.

O CastaDouro Convidada Especial é atribuído a uma figura do mundo do cinema com um papel importante na história da Sétima Arte. A entrega deste troféu, na cerimónia oficial de abertura do Douro Film Harvest, assinala o arranque do evento.
Andie McDowell destacou-se em filmes como «Sexo, Mentiras e Vídeo», de Steven Soderbergh, Palma de Ouro em Cannes, em 1989, que lhe valeu o Prémio da Crítica de Cinema de Los Angeles como melhor actriz, bem como uma nomeação para os Globos de Ouro.

No seu percurso são de salientar também as performances em "Quatro Casamentos e um Funeral", "Mulheres de Armas", "Michael", "The Player" e "Short Cuts", entre muitos outros.
Nesta primeira edição, o DFH homenageia Milos Forman, com o galardão CastaDouro Carreira, vencedor do Óscar de Melhor Realizador por Voando sobre um Ninho de Cucos e Amadeus.

O músico de jazz e compositor Kyle Eastwood, filho de Clint Eastwood, autor de várias bandas sonoras ("Cartas de Iwojima", "Million Dollar Baby" e "Mystic River" outras) é outro homenageado pelo certame.

Kyle Eastwood apresenta-se pela primeira vez em Portugal, com a sua banda de jazz, às 22:00, num barco atracado no Cais do Pinhão.

O evento decorre, de forma descentralizada, no Teatro de Vila Real (onde está a secção principal, denominada Vintage Selection), no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego (secção Tawny Selection), no Cine-Teatro de Torre de Moncorvo e no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião.
O Douro Film Harvest é, organizado pela Entidade Regional Turismo do Douro (ERTD), com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVVDP) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O festival tem como co-fundador Moritz de Hadeln, organizador de festivais como Berlim e Veneza, sendo Salvato Telles de Menezes o responsável pela programação.

A mostra, em que o vinho do Porto é celebrado, inclui uma secção de Wine Films, que demarcam a simbiose entre a indústria do cinema e o património vinícola existente no mundo.

Os escolhidos são "Corked", de Ross Clenenden e "Paul Hawley" (2009), e "Bottle Shork", de Randall Miller (2008).

O programador do festival, Salvato Telles de Menezes, disse, na apresentação do evento, que a sua preocupação principal consiste em apresentar "filmes de proveniência diversificada, desde o Irão ou o Iraque à Noruega ou aos Estados Unidos".
Manuel Vaz, director executivo do Douro Film Harvest, sublinhou que esta mostra de cinema se assume também como "uma ferramenta de marketing e de desenvolvimento para a região".

O festival realiza-se propositadamente na altura das vindimas, abrindo quinta-feira, 9 de Setembro, quando fazem precisamente 253 anos que o Marquês de Pombal criou a Região Demarcada do Douro, a mais antiga do mundo.

Diário Digital / Lusa
 
Topo