Portal Chamar Táxi

Afinal o que é a solidão? E estamos cada vez mais sós ou não?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,502
Gostos Recebidos
1,113
Parece ser consenso que as pessoas estão cada vez mais solitárias. Porém, este tema, relevante na época atual, dominada pela tecnologia e pelo anonimato das grandes cidades, está rodeado de mitos.

naom_5a9963815d974.jpg


De certeza que em alguma altura das nossas vidas já nos sentimos sós e o normal é que isso mais tarde ou mais cedo volte a acontecer.

Contudo o tema da solidão está na ordem do dia e é uma das preocupações atuais. De tal forma que, por exemplo, o Reino Unido decidiu criar um Ministério da Solidão, encarregado de atuar com outros órgãos governamentais para combater o problema.

Distinga o que é verdade e o que é mito.

Diferença entre solidão e isolamento

Sentir-se solitário não é o mesmo que estar sozinho. A solidão é uma sensação de desconexão, de não se sentir integrado ou compreendido por ninguém ao seu redor.

Ou seja, pode sentir-se só numa multidão ou numa casa cheia de gente. Como podemos isolar-nos e sentirmo-nos bem e felizes, até aliviados por termos algum tempo para nós.

Há um surto de solidão

Tendo como base estudos realizados em 1948, a professora Christina Victor, da Universidade Brunel, no Reino Unido, afirma que a proporção de pessoas que sofre de solidão crónica permaneceu estável durante 70 anos. Seis a 13 por cento, sentem-se sós constantemente ou na maioria do tempo.

Outra questão a ter em conta, é que de certa forma é ‘nomal’ que o número de pessoas solitárias aumente, já que a população mundial também está a crescer.

A solidão é sempre má

A solidão é dolorosa, mas por vezes pode constituir uma oportunidade para, por exemplo, procurarmos novos amigos ou melhorarmos os relacionamentos atuais.

O neurocientista John Cacioppo, argumenta que evoluímos para experimentar a solidão de forma a podermos manter as nossas ligações com outras pessoas.

Ao longo de milhares de anos os seres humanos sobreviveram em grupo – permanecendo em segurança ao viver em comunidade. Como tal, faz sentido ter um mecanismo de sobrevivência que nos leve a nos relacionar uns com os outros.

Nos casos em que a solidão é crónica e não temporária, as consequências podem de facto ser graves. Estudos mostram que se uma pessoa se sente solitária constantemente, o risco de ela sofrer de depressão é maior.

Os idosos são naturalmente mais solitários

Na realidade, estudos mostram que 50 a 60 por cento das pessoas mais velhas não se sentem de facto sós.

Apesar de ser comum na velhice, surpreendentemente, ao pesquisar sobre solidão, a professora Pamela Qualter, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, encontrou também um pico na adolescência.

A solidão faz mal à saúde

Estudos indicam que a solidão pode aumentar o risco de doença cardíaca e de derrames cerebrais em quase um terço e que as pessoas solitárias têm uma menor esperança média de vida.

Porém, esses estudos não são de todo conclusivos, já que os investigadores não conseguiram apontar definitivamente que a solidão fosse o fator de causalidade daquelas patologias e até de morte prematura.


IN:NM​
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Na minha opinião, a solidão não é assim tão mau como isso. Por vezes, a solidão torna-se nossa amiga, permitindo a nós conhecer-mos, reconhecer as nossa qualidades e defeitos, estar mais atento aos pormenores da vida, e ter a nossa paz de espírito. O que acontece é que as pessoas foram habituadas a viver em comunidade, olhando os outros, e por vezes, preocupados, e esquecem-se de si próprios. O convívio é bom para a alma, mas devemos ter sempre a nossa privacidade.
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
919
Gostos Recebidos
16
Eu é que vou dizer o que é a solidão:

Tenho a minha mãe com noventa anos, foi mãe muito tarde, agora está viuva há muitos anos. No ano passado partiu o fémur e depois teve um AVC. Está lúcida mas passa horas a olhar para as paredes, quando não toma medicação para dormir passa o tempo a cantar, horas a olhar para a parede.

Eu digo o que é a solidão:

Fui vê-la na Casa dos Marcos e entrei na sala de convívio, o que vi lá é a solidão pura e dura, pessoas novas umas duas a rebolarem-se no chão com almofadas a olhar para as paredes, gemendo, com doenças raras mas estão lúcidas, com oxigénio e a olhar para as paredes 24 sobre 24 horas tirando as horas para dormir.

Aqui ninguém sabe o que é a solidão pura e dura. Se soubessem que há pessoas que têm que passar os restos dos seus anos a olhar para as paredes!
 
Última edição:

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
919
Gostos Recebidos
16
Na minha opinião, a solidão não é assim tão mau como isso. Por vezes, a solidão torna-se nossa amiga, permitindo a nós conhecer-mos, reconhecer as nossa qualidades e defeitos, estar mais atento aos pormenores da vida, e ter a nossa paz de espírito. O que acontece é que as pessoas foram habituadas a viver em comunidade, olhando os outros, e por vezes, preocupados, e esquecem-se de si próprios. O convívio é bom para a alma, mas devemos ter sempre a nossa privacidade.

Fica um dia numa cadeira de rodas para a vida toda, ou com doenças raras, e não dizes isso. Não sabes o que é a solidão pura e dura.

Tu vês a solidão como nos filmes em que a pessoa vai à praia e sonha sozinho com viagens e amores. A solidão é passar anos entrevado/a.

A privacidade nada têm a haver com a solidão.

Vai aos hospitais ver pessoas e depois fala em solidão.

Nos dias de hoje e para os mais jovens, falo por mim, solidão para mim é vir a forum, e falar sozinha para as páginas, falar com os Avatares, alguma vez na minha vida nos anos 80 eu pensava que iria falar para as páginas e avatares sozinha lool. Eu devo estar maluca, estou a falar para páginas só. lool. Isto é que é evolução, para se evoluir na vida é falar para uma caixa, (computador), quando o fecho faço festas nele e digo : Á magana de caixa do demo, que me fazes falar sozinha. É a evolução, "mas para trás visto que no tempo das cavernas se falava para as paredes".
 
Última edição:
Topo