- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,862
- Gostos Recebidos
- 1,129

O Presidente da República tem um salário base de 8.370,14 euros, antes de descontos, ao qual acrescem despesas de representação, o que faz o valor bruto subir para mais de 11 mil euros. Porém, não leva este valor todo para casa.
A remuneração base do Presidente da República, sublinhe-se, é utilizada como referência para o cálculo dos restantes salários do Estado, tal como pode conferir nesta tabela que é utilizada para o cálculo dos abonos locais.
Este ano, recorde-se, os titulares de cargos políticos registaram um aumento de até 650 euros brutos, com o fim do corte salarial de 5%, aprovado pelo Parlamento por proposta de PSD e CDS, no âmbito do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), e por via da atualização geral dos vencimentos da Função Pública em 2,15% para este ano.
Quanto leva o Presidente da República para casa?
Contas feitas, e conforme noticiou o ECO no início do ano, o salário do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aumentou este ano cerca de 650 euros para 11.718,2 euros brutos por mês. A título de curiosidade, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, aufere 8.768,65 euros brutos mensais.
Vale lembrar, ainda assim, que estes valores são brutos, o que significa que descontando IRS, contribuições sociais e ADSE os salários podem encolher para metade. Exemplo disso é o salário de Marcelo, que passa de 11.700 euros brutos para cerca de 6.000 euros líquidos, segundo o mesmo jornal.
Há quem receba mais do que o Presidente da República ou do que o primeiro-ministro?
Ainda de acordo com o ECO, há dois tipos de entidades e que permitem vencimentos superiores aos do primeiro-ministro: as entidades públicas empresariais integradas no Serviço Nacional de Saúde e as empresas que se encontram sujeitas a um regime de livre concorrência no mercado - exemplo? A Caixa Geral de Depósitos ou a TAP.
Paulo Macedo, refira-se, recebeu um salário fixo mensal de cerca de 30,3 mil euros em 2023, valor ao qual acresceram benefícios sociais. Já na TAP, Luís Rodrigues recebe 530 mil euros brutos anuais.
IN:NM