- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,502
- Gostos Recebidos
- 1,113

Apesar do vasto material científico sobre os benefícios que o sexo pode trazer à saúde – desde diminuir o stress, reforçar a auto estima, promover a longevidade e até ajudar a combater doenças como o cancro – há um outro aspeto há muito alvo de controvérsia… Será que o ato sexual equivale a uma sessão de exercício físico propriamente dita?
Afinal, quanta energia é gasta, em média? E qual é o efeito sobre a frequência cardíaca?
Essas e outras perguntas motivaram o estudo de uma equipa de investigadores no Canadá, que recrutou 21 casais jovens para comparar os efeitos do ato sexual com os de exercícios físicos.
Primeiramente, os voluntários correram na passadeira durante 30 minutos, enquanto eram monitorizados. Seguidamente, foi-lhes pedido que usassem um sensor de monitorização num dos braços e que tivessem relações com seus parceiros pelo menos uma vez por semana ao longo de um mês, além de responder a um pequeno questionário sobre cada uma das sessões intimas.
Considerando as diversas variáveis, o sexo foi classificado como "exercício moderado", equivalente a jogar uma partida de ténis a pares ou fazer uma caminhada cume acima.
Em termos de gasto de energia, a experiência atingiu o nível seis para os homens e 5,6 para mulheres, em média – sendo que a corrida na na passadeira equivale aos valores 8,5 e 8,4, respetivamente. Os homens gastaram cerca de quatro calorias por minuto, e as mulheres gastaram duas, em ‘sessões’ que duraram entre dez e 57 minutos – incluindo os preliminares.
Ginásio amanhã de manhã? Talvez não...
IN:NM