Ajuda converter Tensão DC 9v - 5v

spooky

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
39
Gostos Recebidos
0
Boas estou aqui com um problema

não sei se aqui é o lugar certo mas aqui vai...

estou a fazer umas montagens numa breadboard, com uns integrados e um displays e precisava duma tensão de 5v para testar o circuito, mas apenas tenho um transformador de 9v dc de 500mA

o que se passa é o seguinte eu encontrei um "tutorial" de como fazer, mas eles usam um diodo 1N4001 e apenas tenho um 1n4007

gostaria de saber se também serve, ou se irá queimar os integrados do circuito

fica aqui em anexo a imagem do "tutorial"
 

spooky

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
39
Gostos Recebidos
0
Resolvi o meu problema

Encontrei isto :"A diferença entre os dois diodos é unicamente na tensão de isolamento.
O 1N4001 permite 50V de pico e o 1N4007 permite 1000V." retirado de outro forum" do amigo crane

já experimentei e esta a funcionar

Obrigado a todos, spooky
 

olivares

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2008
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Amigo, podes colocar 1n4001, sem problema....no entanto, para melhor estabilidade, aconselho uso duma ponte de 4 diodos, e nao apenas 1 ou 2.... C1 deve ser 47 uF, e c2 deve ser 100 uF.

Deste modo, aumentas estabilidade do circuito, reduz consumo na saida do 7805 ( so suporta 1 Amp, cuidado).

Se precisares estabilizar os 5v para consumos acima de 2 amp, o circuito ja será mais complexo, nao chegará o 7805....teras q estabilizar a partir de transistores em comutaçao e alguns compinetes passivos...se precisares algo, apita!
 
Topo