• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda para TomTom GO 520

Status
Não está aberto para novas respostas.

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Depositaran-me nas mãos, um amigo de confiança, este modelo de GPS da TomTom a que não se consegue aceder.
Não sei o que lhe fizeram, se desligaram quando estava em actualização, ou outra qualquer utilização ou comandos inadequados.
Agora, quando se liga fica no ecrã com uma cruz vermelha e não se consegue desligar, a não ser com o reset.
Se ao ligar se prolonga por cerca de 6 a 7 segundos a pressão no botão ligar/desligar, aparece o ecrã inicial seguido de outro com a descrição das características do hardware e logo a seguir um ecrã com a imagem do aparelho mas sem cruz vermelha.
Continua, no entanto, sem poder desligar-se.
Ligado ao computador, tenta instalar as drivers de usb, mas não chega a reconhecer o aparelho.
Com a aplicação TomTom Home2, também não identifica o aparelho.
Solicito aos peritos deste equipamento que me apontem alguma orientação para a resolução do problema.
Antecipadamente grato pela disponibilidade que possam ter.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Um verdadeiro desafio!

Depositaran-me nas mãos, um amigo de confiança, este modelo de GPS da TomTom a que não se consegue aceder.
Não sei o que lhe fizeram, se desligaram quando estava em actualização, ou outra qualquer utilização ou comandos inadequados.
Agora, quando se liga fica no ecrã com uma cruz vermelha e não se consegue desligar, a não ser com o reset.
Se ao ligar se prolonga por cerca de 6 a 7 segundos a pressão no botão ligar/desligar, aparece o ecrã inicial seguido de outro com a descrição das características do hardware e logo a seguir um ecrã com a imagem do aparelho mas sem cruz vermelha.
Continua, no entanto, sem poder desligar-se.
Ligado ao computador, tenta instalar as drivers de usb, mas não chega a reconhecer o aparelho.
Com a aplicação TomTom Home2, também não identifica o aparelho.
Solicito aos peritos deste equipamento que me apontem alguma orientação para a resolução do problema.
Antecipadamente grato pela disponibilidade que possam ter.


Ora aí está um verdadeiro desafio!!!
Alguém andou a armar-se em esperto e acabou por encher a memória do bicho de lixo e agora ele, como é velhinho e pouco sofisticado, não sabe o que fazer à vida, eheheheheh...
Não há-de ser impossível por a máquina ocmo nova. Temos que começar por tentar que o PC lhe consiga chegar dentro...
Procura no Google pela aplicação ttgo510-710.clear_flash.zip (é uma aplicação oficial da Tomtom) e vê o que ela te consegue fazer à máquina. Se conseguir acessar e apagar-lhe a memória, meio caminho andado...
Aconselho a usar o Windows XP para trabalhar com esse GPS, o Vista e o Seven são esquisitos demais para acessar via USB essas máquinas...
Podes dizer se as primeiras duas letras do serial number são M4? E já agora se o Model Number é 4M00.001?
Vai dando notícias... Fiquei curioso.

:espi28: Cumps.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado pela pronta disponibilidade.
As duas letras do SN são efectivamente M4.
O modelo é (4M00.001).
Vou tentar já arranjar um computador com o XP (paradoxalmente não tenho nenhum, só com win 7 e vista).
Relatarei prontamente os resultados.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Ponto da situação

Instalei um xp SP3 e trabalhei só com o sistema operativo instalado;
Instalei uma memória de 2Gb no aparelho;
Utilizei a aplicação Clear_flash e os resultados até agora são pouco animadores:
A lentidão da aplicação e o bloqueio quase total que causa ao computador são evidentes.
No início não consegui sequer que no final do processo (chega a levar 1 hora) as memórias interna e externa fossem identificadas.
Surgia a mensagem num balão da barra de menus do Windows, que não foi possível guardar todos os dados na memória externa, e, que o erro podia ser devido ao hardware ou à rede.
Desliguei a rede e o processo foi mais rápido, mas no final houve nova mensagem, desta vez, a anunciar um erro de E/S, julgo que de endereçamento.
Vou agora experimentar (com a paciência dos audazes que não querem ficar com hipóteses em carteira) fazer uma formatação lenta à memória externa, desinstalar o SP3 do XP e desligar o antivírus.
Depois darei notícias.
Os meus agradecimentos ao amigo Tedioboy.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Boas!

Experimenta desligar o GPS, retirar-lhe o cartão e fazer um reset (tens um botão na parte inferior da máquina para isso, usa a ponta de um lápis/caneta/clip). Depois liga de novo a máquina, sem cartão, e vê se ela arranca...
Se arrancar e te pedir mapa ou cartão, fixe, só temos que preparar um e dar-lho...

Tive uma vez um caso de uma máquina dessas que deixou por e simplesmente de funcionar por um erro no chip interno do módulo USB. Deixou de poder utilizar a memória interna mas conseguimos pô-lo a funcionar com o cartão. Se for esse o caso do teu GPS, do mal o menos...

Vai dando feedback...

:espi28: Cumps.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Progressos

Finalmente o GPS está a reagir.
Agora a aplicação deflash_clear já começa a funcionar e já fez uma primeira limpesa de um ficheiro tth de 18 Kb.
Até já pediu uma actualização e consegui ligar e desligar no botão.
Estou agora a fazer uma segunda volta e o clear_flash já se instala e começa a funcionar em breves minutos.
Só consegui estes progressos de pois de instalar no computador a versão de 2002 do XP PROF, sem SPacks, alem de formatar a memório com o mesmo SO.
Obrigado amigo Tedioboy pela assistência e estímulo.
Voltarei a dar notícias tão breve quanto os resultados apareçam.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Finalmente o GPS está a reagir.
(...)

Se reage, está com vontade de sair do coma...
Depois de o teres completamente limpo, formatado e tudo o mais... liga-o ao Tomtom HOME. Dessa forma vais conseguir que seja instalado o Navcore mais recente para a máquina e podes também instalar vozes e outras coisas que o Tomtom HOME te ofereça...
Depois... bem, essa é a parte mais fácil... fazes download de um mapa actualizado 855.2884 (basta-te procurar no Google por Iberia 855.2884 ou Western_Europe 855.2884 ou Western_and_Central_Europe 855.2884), instala-lo na máquina ou num cartão SD com a ajuda do tutorial que podes encontrar neste forum e pronto.

Vai dando notícias...

:espi28: Cumps.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Os resultados estagnaram.
Vou fazer mais algumas tentativas.
Já o consigo ligar e desligar se tiver instalada a memória externa mesmo vazia.
Identifica mas põe-lhe uma cruz e desaparece.
Não sei o que lhe hei-de gravar para experimentar.
Vou submetê-lo ao processo de limpeza mais umas vezes.
Até agora diz-me que não consegue gravar os dados na memória externa.
Já experimentei com 3 memórias todas formatadas em FAT32.
Veremos amanhã.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Resultados definitivos

Consegui que o windows identifique as duas memórias, mas não me deixa ter acesso a elas.
O clear flash instala-se, executa todo o processo, mas a mensagem final que recebo é que não foi possível gravar os dados na memória ou foram perdidos devido a um problema de hardware que, por exclusão de partes, consegui identificar ser na porta usb do GPS.

Valeu a tentativa, aprendeu-se bastante, mas tem que terminar.
Se o GPS fosse meu já o tinha aberto para identificar visualmente alguma anomalia.
Resta-me agradecer ao amigo Tedioboy os conhecimentos e o apoio que me dispensou.
Um abraço.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Não deites ainda a máquina fora!

(...)
Se o GPS fosse meu já o tinha aberto para identificar visualmente alguma anomalia.
(...)

Desculpa mas... na minha humilde opinião eu não deitava ainda a máquina fora...
Se lhe apagaste a memória interna, ele não poderá iniciar-se por ela, mas se preparares um SD Card com o Navcore e o mapa pretendido num computador que tenha um leitor de cartões, na certa o GPS vai funcionar, pois tendo a memória limpa, vai tentar executar o que encontrar no SD Card... é aquilo que fazem todos os Tomtom's que não têm memória interna.
Antes de deitar a máquina para o lixo, tenta preparar um SD Card com o Navcore e os Mapas que te indiquei noutro post deste tópico e experimenta ver como ele reage.
É que seria muito azar o GPS ter o USB estragado e o leitor de cartões também sem conseguir funcionar... aí eu mandava-o mesmo fora, mas antes atirava-o à cabeça de alguém de quem eu não gostasse.

Mantém-nos informados...

:espi28: Cumps.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
A Máquina já funciona

Graças ao amigo Tedioboy, consegui que a máquina funcione.
Fiz o que me aconselhou, navcore e mapa activado numa memória externa e os resultados superaram as expectativas, porque comecei a ter acesso à memória interna a que fiz um beckap e formatei.
Ensaiei a instalar o software que o HOME me sugeriu, tudo funcionou bem, excepto o reiniciar a máquina. Julgo que a culpa foi de estar a fazer isso no vista.
Agora já instalei na memória interna o navcore 9.2 e estou a preparar o mapa Iberia que foi indicado para trabalhar na memória externa.
Tenho feito isto calmamente.
Estou a meio do trabalho.
Voltarei a dar notícias.
Fico grato pela preciosa ajuda que recebi.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Navcores para o GO520

(...)
Agora já instalei na memória interna o navcore 9.2 e estou a preparar o mapa Iberia que foi indicado para trabalhar na memória externa.
(...)

Eu não tentaria ainda avançar para navcores da versão 9, até porque não tens ainda programa para lhes mexer de forma eficaz. Arriscas-te a ver-te impossibilitado de por esse Navcore a aceitar os mapas, mas fazes bem em tentar.
Por mim, contentava-me em instalar-lhe o 8.410.1218, que sei que funciona bem na tua máquina. São os Navcores oficiais, que podes descarregar directamente do site da Tomtom nos seguintes endereços:
http://download.tomtom.com/sweet/navcore/8.410.one2009_plus_2048.CAB-navcore-PLF.cab
http://download.tomtom.com/sweet/navcore/8.410.one2009_plus_2048_tts.CAB-navcore-PLF.cab
(são o mesmo Navcore, mas o segundo permite TTS).

Quanto muito, tentaria a versão 8.414.1239, da qual também tenho links:
http://download.tomtom.com/sweet/navcore/8.414.one2009_plus.CAB-navcore-ONE.cab
http://download.tomtom.com/sweet/navcore/8.414.one2009_plus_tts.CAB-navcore-ONE.cab
(tal como no Navcore anterior, o segundo permite TTS).

São os Navcores oficiais, não há problema em divulgar aqui os links para o seu download. É onde o Tomtom HOME os vai descarregar quando precisa.

Versões posteriores a estas (que também te posso enviar links para download) são específicas para certos modelos e podem dar raia no 520. Se conseguires que funcione bem, avisa-nos, pois essa informação é importante...
Estes ficheiros .cab descarregados podem ser abertos com o WinRAR.

Boa sorte! Mantém-nos informados...

:espi28: Cumps.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Navcore 9

Já tentei e funciona comanomalias ligeiras.
Reconhece bem e rapidamente os satelites e a posição em que me encontro, mas tem dificuldades em trabalhar com o mapa, não mantendo estabilidade nem todas as funções, reinicializando-se.
Por precaução estou a trabalhar com o navcore na memória interna e o mapa na memória externa.
Ia colocar aqui estas conclusões e pedir conselho sobre as versões dos mapas e navcores, mas a resposta veio por antecipação.
Obrigado, vou proceder a essas alterações e direi os resultados.
Um abraço.
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Está em ensaios

Amigo Tedioboy
Fiz o que me aconselhou, meti na memória interna o navcore indicado que permite TTS, e, na memória externa meti o ultimo mapa iberia 855.2884.

Parece-me trabalhar bem, não sei se o mapa é desadequado para este modelo de GPS, apesar de ser adequado para o navcore.

Como eu não tenho experiência a trabalhar com GPs, pedi ao meu amigo a quem pertence que o ensaiasse.

Fiquei curioso para GPS, que só me interessa para percursos pedestres, mas não sei o que comprar.
Vou tentar informar-me.

Voltarei a dar notícias tão breve quanto tenha as conclusões do ensaio feito pelo meu amigo.

Foi uma experiência que me ajuda a rejuvenescer (já tenho 73).
Passo a vida a aprender e todos os dias aprendo coisas novas.
Muito obrigado amigo Tedioboy.
Um abraço.
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
(...)
Foi uma experiência que me ajuda a rejuvenescer (já tenho 73).
Passo a vida a aprender e todos os dias aprendo coisas novas.
(...)

Permita-me o meu Amigo assinalar aqui o respeito que tenho pela sua juventude! chapeu chapeu chapeu chapeu chapeu
:Espi31: Num país cheio de analfabetos funcionais e de ministros sem estudos, o meu Amigo deu aqui provas que muitos jovens não teriam coragem e persistência para enfrentar, daí merecer todo o meu respeito e amizade!
Continue assim, pelo menos por mais 73 ou mais anos...

Um grande Bem-Haja! E disponha sempre.

Cerveja Gforum
 

griffin

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boas.
Estou com um problema semelhante ao do descrito neste tópico num tomtom go 520.
O gps não tinha qualquer cartao, por isso assumo que os mapas iberia de origem estavam guardados na memoria interna. Não sei o que aconteceu com este gps para ele ficar assim, talvez alguma actualização não completada, não faço ideia mesmo.
Ja consegui qualquer coisa e foi ao colocar um sd de 2gb que tinha aqui em casa no gps, onde tinha extraído para eles os ficheiros do navcore 7.480. Ele inicia mas o problema é que não tenho mapas e nem vozes e ao pedir para seleccionar ambos não passa dai porque não tenho nada.
Os mapas não sei bem como fazer, as vozes ja as tentei instalar pelo tomtom home mas parece que nada feito.
Mais tarde no entanto deparei-me com um problema, é que passado uns segundos de ele estar desligado, simplesmente desliga-se e fica o ecrã cinza. Será que tem qualquer coisa relacionado com o navcore instalado no SD?
Tentei instalar o clearflasher, mas após a instalação apenas tinha a opção de sair e nunca consegui aceder a memoria interna do gps pelo pc, consegui no entanto aceder ao sd ( no entanto tenho também um leitor de cartões de memoria no pc).
Alguém sabe o que posso fazer?
Obrigado
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Boas.
Estou com um problema semelhante ao do descrito neste tópico num tomtom go 520.
(...)

Amigo:
1. Se ligares o GPS ao Tomtom HOME2, via PC, sem o SD Card introduzido, o TT Home2 identifica-te o GPS e consegue ver o seu conteúdo?
2. Conectando o GPS ao computador (sem o SD Card), e ligando-o se seguida, o computador consegue mostrar o GPS no Windows Explorer? Consegues ver o conteúdo da memória do computador?

Se alguma das questões anteriores tiver resposta afirmativa, o problema resolve-se muito fácil e rapidamente. Caso contrário, temos que pensar em trabalhar exclusivamente a partir do SD Card, o que também não será difícil...
Caso exista um problema de comunicação GPS-Computador, teremos que trabalhar apenas com o SD Card e prepará-lo a partir do leitor de SD que tens no PC.

Fico a aguardar feedback, pois estamos perante mais um caso que eu gosto de estudar, daí ter todo o interesse em te ajudar.

:espi28: Cumps e bom 2011.
 

griffin

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Obrigado desde já pela disponibilidade em ajudar.
Infelizmente parece que vai ser mais complicado porque não tenho nenhuma resposta afirmativa para as 2 perguntas. O tomtom home so detectava o gps quando inseria um SD. Após isso é que ja apareciam as duas memorias ligadas ao no pc, a do sd e do gps mas so conseguia aceder á do sd, a do gps dava erro.
Agora das ultimas vezes que tenho ligado o gps, mesmo sem cartão, tem demorado muito mais tempo a iniciar. Quando esta ligado por usb e desligo o cabo usb ele pede-me logo o cartão. Quer dizer que so vai trabalhar apartir dai não é?
Novamente obrigado
cumps
 

griffin

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2011
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Ja consegui por o gps a funcionar :msnm_com_br007-03:
Instalei o navtec mais recente que saquei com o tomtom home 2 e extrai os ficheiros do navtec para a raiz do sd e depois retirei um mapa e segui os tuturiais que se encontravam no site do mapa e que tambem se encontram nestes.
Parece que o gps passa a ficar limitado a funcionar por SD, ja não é mau.
Obrigado pela ajuda:espi28:
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo