Alergia ao ovo

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,422
Gostos Recebidos
166
A alergia ao ovo pode ser identificada nos primeiros anos de vida da criança e deve-se a uma reação alérgica do organismo em relação a uma proteína presente na clara do ovo. Os principais causadores da alergia ao ovo estão na clara, são eles: ovoalbumina, ovomucóide e conalbumina.

Sintomas de alergia ao ovo

Os sintomas de alergia ao ovo podem surgir de 30 minutos ou até 4 horas após a ingestão do alimento. Estes sintomas podem ser:

Urticária: placas avermelhadas e inchadas na pele;
Dificuldade para respirar: respiração curta e rápida;
Inchaço da língua e ou garganta;
Pressão baixa.
Diagnóstico da alergia ao ovo

O diagnóstico da alergia ao ovo pode ser através do teste da provocação, isto é ingerir o ovo e observar a ocorrência dos sintomas acima citados ou através do teste cutâneo da alergia ao ovo ou teste sorológico. O teste da provocação oral só deve ser realizado pelo médico pelo risco do indivíduo sofrer uma forte reação alérgica que pode causar asfixia.

Tratamento para alergia ao ovo

O tratamento para alergia ao ovo é basicamente excluí-lo da alimentação, e por isso o indivíduo não deverá comer ovo ou qualquer outro alimento que seja preparado com ovo como bolos, pão e biscoitos, por exemplo. É importante ainda observar atentamente os rótulos dos alimentos pois em muitos existe a indicação de que pode haver vestígios de ovo e por isso, estes também não devem ser consumidos.

A alergia ao ovo é mais comum na infância mas na maior parte das vezes, esta alergia é solucionada naturalmente após alguns anos, sem a necessidade de tratamento específico.

Vacina e alergia ao ovo

Algumas vacinas utilizam a clara de ovo quando são fabricadas, e por isso, as crianças ou adultos que tenham grave alergia ao ovo não devem receber estas vacinas. Mas a maior parte dos indivíduos, só possui uma alergia leve ao ovo e para estes a toma da vacina pode ser realizada normalmente. Contudo, se o médico achar que o indivíduo pode ter uma alergia ao ovo grave, ele poderá fazer um tratamento chamado dessensibilização ao ovo antes da vacina ser aplicada.

Prevenção da alergia ao ovo

A prevenção da alergia ao ovo pode ser feita ao introduzir o ovo inteiro na alimentação da criança somente após ela completar 1 ano de idade. A gema do ovo pode ser oferecida para o bebê pela primeira vez quando ele completar 9 meses de vida, mas primeiro deve-se oferecer somente 1/4 de uma gema de ovo cozida para avaliar se o bebê apresenta sintomas ou não, e após 15 dias pode-se oferecer metade de uma gema e após outros 15 dias, a gema inteira, sempre observando se o bebê apresenta alguma reação.
 
Topo