• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ALERTA: Multas por carta de condução caducada atingem recorde

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,482
Gostos Recebidos
366
De acordo com números recentes, são milhares os condutores que circulam com a carta caducada. Apesar da carta de condução ter no verso a data de validade, esta data nem sempre é válida. Outro dos motivos para tal situação é o simples esquecimento.


Quem tiver mais de dois anos de atraso tem de ir a exame.



ALERTA: Multas por carta de condução caducada atingem recorde





5113 condutores autuados por circular na estrada com a carta de condução expirada



A carta de condução deve ser renovada a partir dos 50 anos. Mas, em algumas situações a renovação acontece aos 40, 45, 60, etc. As regras são complicadas e muitos condutores quando dão conta têm a carta caducada.



O Pplware publicou aqui um artigo sobre o assunto, mas há uma forma mais simples de saber se a sua Carta de Condução precisa de ser renovada. Para ajudar os condutores a saber quando têm de renovar a carta de condução, existe um simulador disponível aqui.



ALERTA: Multas por carta de condução caducada atingem recorde



De acordo com o JN, a maioria das pessoas que continuam a conduzir com o título de condução caducado em Portugal, fazem-no por esquecimento ou confusão nos prazos da validade, dizem os especialistas. Estes milhares casos estão a ter impacto no número de multas registadas pelas autoridades. Este ano, até 2 de novembro, 5113 condutores foram autuados por circular na estrada com a carta expirada.



De acordo com dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), enviados ao JN, 2022 ainda não terminou e já é o ano com mais coimas deste tipo em cinco anos. Os valores das multas oscilam entre os 120 e os 600 euros.



pp
 
Topo