• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Alimentar os anos com Saúde

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0




Alimentar os anos com Saúde






img1_56517f19aa289885c43e8db9137fb1b0.jpg






Fazer uma alimentação saudável é fundamental. Saiba como pode adaptar o que come à idade que
tem.


O organismo muda... mudam os hábitos

Ao longo da vida acontecem muitas mudanças no nosso organismo que devem ser acompanhadas de alterações nos hábitos alimentares.

Por esta razão, é ainda mais importante fazer uma alimentação saudável e variada, mas adaptando o que se come à idade que se tem.


Comer bem ... comer melhor

Com o passar dos anos é natural sentir menos apetite. É por isso natural quecoma menos quantidade ou haja tentação para fazer menos refeições. Mais importante do que a quantidade é a qualidade do que se come.


Uma ajuda extra

Quando a ingestão de alimentos é muito reduzida deve complementar-se as refeições com alimentos mais ricos e fáceis de comer, como pudins e batidos. Nestas situações existem na farmácia produtos especialmente preparados emfunção das necessidades dos idosos e que podem ajudar.


E quando não há apetite...

› Procure fazer refeições acompanhado

› Coma pequenas quantidades, mas aumente o número de refeições ao longo do dia

› Procure variar a ementa e adicione condimentos novos para tornar os alimentos mais apetitosos sem ter de recorrer ao sal ou ao açúcar, que devem ser ingeridos em quantidade reduzida



As melhores escolhas garantem uma alimentação adequada com:

› Vegetais, frutas e cereais integrais - são boas fontes de fibra, necessária para prevenir a prisão de ventre e doenças como as cardiovasculares e a diabetes

› Leite e derivados magros - têm cálcio e vitamina D, que fortalecem ossos e articulações, bem como proteínas, potássio e vitamina B12

› Carne magra ou peixe, fontes de proteínas e de ferro, devem ser consumidos diariamente e com preferência para o peixe, mas diversificando. Os ovos são também uma boa fonte de proteínas

› O pão, principalmente o de mistura e o integral, deve acompanhar as refeições, assim como o arroz, o feijão, o grão e as massas integrais.

› As leguminosas (feijão, lentilhas por exemplo) têm um papel muito importante na alimentação, devido ao seu teor em fibra, sem colesterol e ricas em proteínas.


A importância da água

Beber muita água (cerca de 6 a 8 copos de água por dia), simples ou em sumos, chá ou sopa, é muito importante. Com o envelhecimento pode perder-se a capacidade de sentir sede e em consequência desidratar facilmente. Beba mesmo quando não sente sede, podendo a necessidade de água ser regulada tendo em conta a cor da urina, que deve ser clara.

medicosdeportugal


 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Este plano para uma alimentação saudável , não é só para senhoras...

É igualzinho para os homens , do princípio até ao fim.

Gosto de saborear de vez em quando o meu chocolate , o meu vinho do Porto , as minhas bolachinhas recheadas com frutos secos , e outras asneiras mais.

A água , ai a água , é que é um problema...quem me tira o " finhinho " ou a minha cerveja em dia de calor e de sede , não tem perdão...

Só bebo água com comprimidos:msnm_com_br007-03: , mas vou emendar-me , juro...(estou a fazer figas).
 
Topo