- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,258
- Gostos Recebidos
- 1,218
Existem alimentos e até bebidas que ajudam a reforçar o sistema imunitário durante o inverno. Por outro lado, há opções que acabam por ter o efeito contrário e levar a alguns problemas, como é o caso de tosse e constipações. Veja o que deve evitar nesta altura do ano.
O website Health Shots falou com a médica Manjusha Agarwal para perceber quais os alimentos e bebidas que devem ser evitados no inverno. Podem estar a enfraquecer o sistema imunitário.
“Certos alimentos podem aumentar a produção de muco, irritar a garganta ou enfraquecer a digestão, tornando o corpo mais vulnerável a infecções. Isto não significa que precise seguir uma dieta rigorosa, mas estar atento que ao limitar pode ajudar”, começa por dizer a especialista.
Alimentos e bebidas a evitar no inverno
Nesta altura do ano, importa limitar o consumo de certos alimentos e bebidas para evitar problemas mais tarde. Veja o que está em causa.
1- Cafeína em excesso
“A cafeína pode levar à desidratação do corpo, o que deixa a garganta e as vias nasais mais secas, o que facilita a entrada de vírus.”
2- Álcool
“Também pode aumentar a inflamação do trato respiratório, piorar a tosse e a congestão.”
3- Alimentos fritos
“Uma digestão deficiente pode enfraquecer o sistema imunitário, enquanto o excesso de óleo pode aumentar a produção de muco, agravar a tosse e a congestão no peito.”
4- Banana
“Embora as bananas sejam saudáveis, podem aumentar a produção de muco em algumas pessoas, especialmente em climas frios.”
5- Melão
“Podem retardar a digestão e agravar os sintomas da gripe.”
6- Água de coco
“Beber com frequência no inverno pode prejudicar a digestão e aumentar a suscetibilidade a constipações e tosse.”
7- Frutas cítricas
“As laranjas são ricas em vitamina C, mas consumi-las em excesso durante o inverno pode irritar a garganta e provocar tosse em pessoas mais sensíveis. A moderação é a chave.”
8- Alimentos muito salgados e doces
“O excesso de açúcar enfraquece a resposta imunitária, enquanto que o excesso de sal pode deixar a garganta mais seca.”
9- Bebidas frias
“Bebidas frias podem aumentar a tosse e a produção de muco.”
10- Excesso de produtos lácteos
“Deverá limitar a ingestão durante o inverno.”
Gripe. Quando é que deve ser visto por um médico?
Existem casos em que é possível tratar da gripe em casa e sem ser precisa uma ida a um serviço de urgência. Assim, é importante estar atento aos sinais e perceber quando é necessário procurar ajuda.
O website do Cedars-Sinai Medical Center começa por dizer que existem pessoas que são mais vulneráveis. É preciso estar mais atento aos sinais nestes casos para evitar complicações devido à gripe. É o caso de pessoas com mais de 65 anos, mulheres, pessoas imunocomprometidas ou com doenças crónicas.
“São pessoas de alto risco que ao apresentam sintomas graves de gripe, como febre, calafrios e dores no corpo, não devem hesitar em ir às urgências se não houver outras opções”, explica o médico Joel Geiderman.
Mesmo que não se enquadre no grupo de pessoas de risco, deverá ser visto por um médico em situações em que apresenta dificuldade em respirar, pressão e dor na zona do peito ou abdómen, tonturas repentinas, vómitos e quando os sintomas não melhoram.
“Uma recomendação geral para pessoas saudáveis é tomar medicamentos de venda livre para controlar os sintomas, ficar na cama e beber muitos líquidos”, continua o especialista.
IN:NM
