• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

All Star «made in» Portugal

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
All Star «made in» Portugal

Ténis ilustrados por designer portuguesa fazem parte da colecção Outono/Inverno e vão custar 138 euros


No início do próximo Outono será posto à venda em lojas de todo o mundo um par de ténis centenário e solidário ilustrado por uma portuguesa, refere a agência Lusa.

A ilustradora Ana Ventura, de 36 anos, faz parte de um grupo de cem artistas convidados pela norte-americana Converse para «pintar» uns All Star no âmbito do centenário da marca e do modelo de ténis, que são um ícone de moda.

«De vez em quando belisco-me e pergunto: será que é mesmo verdade? Na altura em que me contactaram pensei: com tantos designers gráficos portugueses bons na nossa praça porque é que me escolheram a mim?», partilhou Ana Ventura.

O convite surgiu há cerca de um ano, com a ajuda de uma amiga sueca, que também participou no projecto. «Ela sugeriu o meu nome, depois disso os responsáveis da Converse visitaram o meu site e posteriormente contactaram-me por e-mail», contou.

O objectivo é o de levar o sector privado a participar na consciencialização e na angariação de fundos

Ana Ventura aceitou «de imediato» o convite e lançou mãos à obra. A Converse enviou a cada convidado uma caixa de ténis que continha um sapato original (em branco), canetas, lápis e um livro com o protótipo do modelo, para que os artistas testassem várias soluções do projecto, ou seja, várias ilustrações.

«Criei duas propostas, de que eles gostaram bastante e fiquei à espera que me dissessem se o sapato seria ou não manufacturado», disse.

Os artistas tiveram liberdade criativa para fazerem nos ténis o que quisessem, tendo em conta os 100 anos da marca e o projecto «Product ¿(Red)», criado por Bono (vocalista dos U2 e activista) e Bobby Shriver com o objectivo de levar o sector privado a participar na consciencialização e na angariação de fundos para o Fundo Mundial de Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária.

Sapatos fazem parte da próxima colecção Outono/Inverno 08/09

«Spread the news» («Espalhem a notícia») é o nome do sapato ilustrado por Ana Ventura, que tem como ideia base a «ajuda intercontinental entre as pessoas» e a certeza de que «quando a palavra corre as coisas acontecem».

«Cada lado do sapato representa um continente. O americano e o africano. Em cada um deles está um grupo de figuras a tentar comunicar e a pedir ajuda. As ilhoses dos sapatos funcionam como os ouvidos e as bocas dessas pessoas, e a comunicação entre elas é feita através do atacador», descreveu a ilustradora.

Parte da venda dos sapatos, que fazem parte da colecção para o Outono/Inverno 08/09 da marca norte-americana, produzidos com lona africana, revertem a favor do Fundo Mundial de Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária.

«No contrato vinha indicado que se o sapato fosse manufacturado, seriam doados mil euros em meu nome para o Fundo, mais dez por cento da venda de cada par de ténis», contou Ana Ventura, que está «desejosa» de ver os ténis que ilustrou nos pés de desconhecidos.

Ténis vão custar 138 euros e já foram apresentados em Amesterdão

«Seria engraçado encontrar alguém na rua que eu não conhecesse, que tivesse gostado do sapato e o tivesse comprado», confessou Ana, que está mais habituada a fazer «trabalho de papelaria».

Fitas-cola ilustradas, postais, serigrafias, marcadores de livros e «papelsonagens» (personagens feitas com pedaços de papeis variados e que servem de objecto decorativo) com a assinatura de Ana Ventura estão disponíveis em várias lojas e on-line, no site www.anaventura.com.

O sapato da portuguesa, que foi apresentado em Março deste ano em Amesterdão, estará à venda por 138 euros. Os 100 sapatos ilustrados por artistas de todo o mundo a convite da Converse têm sido lançados ao longo deste ano, no âmbito do centenário da marca e com o propósito de apoiar a iniciativa Product-Red.

IOL
 
Topo