Ambiente: Rock in Rio lança concurso para escolas sobre energias renováveis

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
As energias renováveis e as alterações climáticas são o tema do projecto "Rock in Rio Escola Solar" lançado hoje em Lisboa pela organização do festival, que tem como embaixadores os elementos da banda Xutos e Pontapés.
Lançado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, o projecto "Rock in Rio Escola Solar" consiste num concurso a decorrer até 30 de Outubro vocacionado para todas as escolas portuguesas do 2º e 3º ciclos do ensino básico ao qual podem concorrer projectos de carácter ambiental, anunciou a organização do Rock in Rio.
Cada concorrente que apresente projectos que conjuguem benefícios ambientais e sociais habilita-se a receber bilhetes para o Rock in Rio 2008, habilitando ao mesmo tempo a escola a que pertence a receber painéis fotovoltaicos que lhes permitirá produzir e vender energia.
Os projectos a elaborar pelos alunos têm contudo, ao abrigo do regulamento do concurso, que envolver uma Instituição Particular de Solidariedade Social ou uma entidade local sem fins lucrativos e devem ser executados até ao final do ano lectivo 2007/2008.
Do concurso sairão 20 equipas vencedoras - uma por distrito e uma por cada região autónoma -, disponibilizando a organização do Rock in Rio 1.000 bilhetes para jovens das escolas vencedoras.
Cada jovem poderá ganhar 50 bilhetes e 50 "kits" com cadernos, "t-shirts" e um diploma Rock in Rio, disse fonte da organização.
Por seu turno, as escolas frequentadas pelos alunos vencedores receberão sistemas fotovoltaicos com uma capacidade de até 3,5 KWp que vão permitir às escolas produzir energia e vendê-la à rede pública, destinando-se a receita obtida a projectos sociais, acrescentou.
O "Rock in Rio Escola Solar" é um projecto da organização do Rock in Rio Lisboa 2008, em colaboração com a SIC Esperança, o Ministério da Economia e Inovação e o da Educação.
Sensibilizar e consciencializar a população em geral e os jovens em particular para a preservação do ambiente a diminuição do efeito de estufa são, segundo a organização, objectivos do projecto, cujos "frutos só se verão daqui por 15 ou 20 anos".
 
Topo