Portal Chamar Táxi

Ana Jorge inaugura nova pediatria do Hospital de Gaia

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
A ministra da Saúde inaugura quarta-feira as remodeladas instalações do serviço de Pediatria e da Unidade de Medicina de Reprodução no Hospital de Gaia e preside às comemorações dos 210 anos do Hospital de Santo António, Porto.
No Centro Hospitalar de Gaia, Ana Jorge assinala a conclusão das obras de remodelação dos dois serviços da área materno-infantil, orçadas em cerca de dois milhões de euros.

«As obras de remodelação nas duas unidades representam um investimento na melhoria da qualidade de atendimento e no conforto para os utentes e seus familiares», refere fonte do centro hospitalar.

No Serviço de Pediatria, «a unidade de internamento está agora em condições de se adaptar ao 'aumento' da idade pediátrica até aos 18 anos e de permitir a criação do Hospital de Dia, que faculta uma resposta diária e evita que a criança ou adolescente fiquem internados no serviço», acrescenta.

Já a Unidade de Medicina de Reprodução, «um espaço que durante 18 anos recebeu milhares de casais com problemas de fertilidade», é agora uma unidade «totalmente renovada, com uma área de mais de 200 metros quadrados e melhores condições de atendimento e de desenvolvimento da actividade».

Após a inauguração das obras na Unidade 2 (junto ao Tribunal Judicial) do Centro Hospital de Gaia, a ministra da Saúde desloca-se para o Hospital de Santo António, no Porto, para participar na cerimónia comemorativa dos 210 anos desta unidade de saúde.

O Hospital de Santo António é o segundo mais antigo de Portugal, tendo sido inaugurado a 19 de Agosto de 1799. Com o lema «210 Anos de História Com Futuro», a instituição vai comemorar esta data com um programa diversificado, que se inicia com a intervenção do presidente do Conselho de Administração, Pedro Esteves, e termina com uma visita às obras do Centro de Cirurgia de Ambulatório.

Durante a manhã serão apresentados o Portal do Museu Virtual do Centro Hospitalar do Porto e o livro «Contributos para a História do Hospital Geral de Santo António» da autoria de Luís de Carvalho.

O programa integra também a inauguração da Exposição «As Horas - diário fotográfico hospitalar» e a atribuição dos Prémios de Ensino, Formação e Investigação - PRÉMIOS SOLLARI ALLEGRO.

O «Santo António» foi pioneiro em muitas áreas da saúde, das quais se destacam a cirurgia, os meios de diagnóstico com o primeiro RX, a criação progressiva das diferentes especialidades médicas, nas neurociências e na regulamentação do primeiro internato médico.

Actualmente, segundo fonte da instituição, o HSA está a construir «uma série de projectos estruturantes e marcantes no panorama hospitalar português», como, por exemplo, o CICA - Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório, que é «o primeiro do país», e o Centro Materno Infantil do Norte.

Diário Digital / Lusa
 
Topo