Portal Chamar Táxi

Angel Falls (A queda do Anjo)

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
A queda do anjo


08061201_blog.uncovering.org_angel.jpg


Angel Falls, Salto Angel ou Kerepakupai-meru, seu nome indígena, está localizada no Parque Nacional de Canaima, na Venezuela, Património da Humanidade declarado pela UNESCO em 1994. Encravada em uma região próxima à fronteira do Brasil com a Guiana, as águas que despencam em queda livre são provenientes do Rio Churún.

Sua descoberta é um tanto quanto controversa, uma vez que era conhecida apenas pelos indígenas nativos da região. Eles a baptizaram de Kerepakupai-meru (Queda d'água até o lugar mais profundo) mas, para os "homens brancos", a história é diferente.

Alguns historiadores atribuem-na ao explorador Ernesto Sanchez La Cruz, outros falam do capitão Félix Cardona Puig e ainda existe o nome de Sir Walter Raleigh. O fato é que para o mundo inteiro Angel Falls ficou conhecida graças ao espírito aventureiro de James "Jimmie" Crawford Angel. O nome da queda vem justamente lhe prestar uma homenagem.

08061203_blog.uncovering.org_angel.JPG


08061204_blog.uncovering.org_angel.jpg


Como disse, a história é cheia de controvérsia e algumas datas e nomes podem ser questionados. A versão que mais se aceita é a de que James Angel, um aviador americano, durante um vôo pela região em busca de ouro, avistou a incrível catarata no final de 1933. Decidido a explorar o gigantesco achado, ele voltou quase 4 anos depois em companhia de sua esposa e mais duas pessoas. A bordo do monomotor Flamingo "El Rio Caroni", ele bravamente pousou no alto do Auyantepui, a montanha do mal, o topo da queda d'água. Com muita sorte todos saíram ilesos, mas o mesmo não aconteceu com o pequeno avião, que ficou danificado e grudado ao solo, local onde iria repousar pelos 33 anos seguintes, quando foi retirado com a ajuda de um helicóptero. Jimmie, sua esposa Marie, Gustavo Henry e seu jardineiro, os ocupantes do monomotor, encararam 11 dias de descida até encontrar a civilização. Atribui-se a este episódio o baptizado da cascata com o nome do piloto audaz. Ele foi restaurado e está hoje na frente do aeroporto da cidade de Bolivar.

A altura do Salto Angel foi oficialmente determinada em 1949, graças ao trabalho de pesquisa da National Geographic Society. Para aventureiros não tão destemido quanto Jimmie existem operadoras turísticas na região que promovem excursões por terra, água e ar (em avião ou helicóptero) para conhecer o Auyantepui e seus numerosos saltos de água, além da espantosa Angel Falls.

08061205_blog.uncovering.org_angel.jpg


08061206_blog.uncovering.org_angel.jpg




obvious
 
Topo