• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Anita Muda de Casa

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Meninos, temos de mudar de casa.

Mudar de casa, porquê?

- Porque esta vai ser demolida.

Mas estávamos aqui tão bem! Foi aqui que nascemos…

<!–[if !supportLists]–>- <!–[endif]–>E para onde vamos? - pergunta Anita, muito apreensiva.

- Olha, acabo de ler este anúncio no jornal: “Aluga-se apartamento para casal com duas crianças” - diz o Pai.

- Então, já não podemos brincar com o Francisco no jardim, montar uma tenda, subir às árvores…

- Eu e a vossa Mãe procurámos por toda a parte. Não encontrámos nada aqui perto. Não temos outro remédio senão ir para a cidade. E até fico mais perto do meu trabalho. - E também vocês - acrescenta a Mãe - ficam mais perto da escola.



- Um apartamento! – suspira a Anita… - Que vai ser do Pantufa e do Pom-Pom… Se a porteira não aceita animais, temos que nos separar deles…

- Eu vou-me portar bem -

diz o Pantufa. - Não vou uivar durante a noite.

- E eu… - diz o Pom-Pom - não vou miar.



- Está na hora do jantar. Para a mesa, meninos,

para a mesa!

A Anita pensa: “Mudar de casa… isso quer dizer mudar de vizinhos, mudar de amigos na escola…”

- Então, Anita não comes? Estás doente?…

Já sei. É por causa de termos de mudar de casa. Estás preocupada. Mas pensa bem, não vai haver problemas. Vamos levar o Pantufa e o Pom-Pom. E depois, vais ter novos amigos. Amanhã vamos todos visitar o novo apartamento.



Marcaram encontro com o proprietário do apartamento. Enquanto os pais discutiam com ele, a Anita, o Pedro e o Pantufa foram até à varanda.

- Eia! Tão alto! Vê-se daqui toda a cidade.

-Tenho vertigens - diz o Pantufa. - Vocês não têm?

- Lá ao longe, atrás da colina, fica a nossa casa. Daqui não se vê. E muito longe… Afinal, isto aqui é giro, a vista é bonita. Gosto deste apartamento.

Oxalá os pais e o senhorio cheguem a acordo, para virmos para aqui depressa.



O Pai recebeu as chaves do apartamento. - Bravo! Vamos mudar de casa! -Assim a correr não - responde o Pai.

É preciso retocar a pintura, forrar as paredes…

` Francisco veio ajudar os amigos.

- Que estão a fazer com esse metro? - pergunta o Pantufa.

- Estamos a medir o comprimento da parede.

- Para quê?

- Para saber se os móveis cabem

aqui.



- Vou telefonar ao canalizador - diz o Pai. - Temos que reparar uma fuga de água na casa de banho.

O canalizador está de mau humor porque a torneira da banheira se recusa a deixar-se desenroscar. - Bom dia, senhor canalizador. Isto para que serve?

- É para desmontar a torneira.

Desmontar a torneira? O meu dono não vai gostar!

- Este cão… que espertalhão!



O canalizador deixou a porta aberta. Pantufa aproveitou para entrar no elevador.

- É guloso, este cãozinho. Anda perdido, com certeza. - Terá fome?… Olha o teu gelado! Cuidado, Dimitri!…

Vou ver na minha bolsa se tenho um cubo de açúcar.

O elevador pára.

Ouve-se música.

- Donde vem esta música? Vamos ver - diz Pantufa, erguendo as orelhas.

É o músico do quinto andar que toca flauta.

Entra, cachorro, não incomodas… - Põe-te a andar! Põe-te a andar! - repete o papagaio, do alto do poleiro.



Foram escolher um candeeiro para a sala de estar. - Este é giro. Parece uma bola de futebol - diz o Francisco.

- Este lustre veneziano é que ficava bem, não acham? - Mas é muito caro - diz o Pai.

O dono da loja é amigo da família.

- Não é tanto como isso. E posso fazer-lhe um bom desconto.



O lustre é suspenso na sala de estar com toda a precaução. - Deixa-me ver essa túlipa, Anita… Batem à porta.

Quem será?

Não estavam à espera de ninguém. É um corredor ciclista.

- Este cãozinho é vosso? Encontrei-o na garagem quando ia lá deixar a bicicleta.

- Tinha-nos desaparecido sem darmos por isso - diz a Anita. - É um curioso. Mas não admira, é tudo novo para ele.



O apartamento está pronto. Só falta marcar o dia da mudança. Um bom quebra-cabeças! - Por onde vamos começar? pergunta a Mãe. - Quem me ajuda?

- Bem… Como é que vai ser?

- Vamos começar pelo armário.

-Temos de embalar loiças e cristais… Aqui têm palha, jornais, caixas de cartão… Vamos meter tudo aí.

- Cuidado! É frágil!

- Que está aquele pássaro ali a fazer? - pergunta o Pom-Pom.



A Mãe retira os cortinados.

<!–[if !supportLists]–>- <!–[endif]–>Ainda vão servir no apartamento?

- Nem pensar! São muito curtos. Vou dá-los à tia Elisa.



Catrapuz!… Crac… Pom-Pom atirou para

o c’cão o frasco de perfume.

- É preciso apanhar os bocados.

- Vou-me pôr a mexer - diz o Pom-Pom.

Hop! Esconde-se numa gaveta. Ninguém dá por ele.



- Querem arrumar essas fotografias, meninos?

- Onde vamos guardá-las? - Depois as classificam. Agora não há tempo.



A casa está de pernas para o ar.

Já nada está no seu lugar.

Já ninguém sabe o que há-de fazer.

- Socorro!… Este quadro é pesado como chumbo.

Levanta-o mais, Francisco. Não consigo tirá-lo do prego.

- Como vamos transportar este tapete? Vai ser difícil levá-lo…

- E posto de pé? Talvez seja mais fácil. Vamos experimentar. - Não, assim não…

- Esperem, meninos! O Pai já vai ajudar.



O coração da Anita batia com força. Hoje deixa a escola para sempre.

Até à vista, Anita. Para onde vais morar?

- Para os lados da Colina

Azul. Há uma escola perto do nosso apartamento.

- Esperamos- que nos venhas ver de vez em quando - dizem as amigas.

- Claro que venho.

- Mas porque nos deixas? - diz Michu, a colega de carteira da Anita. - Nunca mais te vejo?

- Claro que vês. Prometo voltar.



Chega o dia da mudança.

O Pai e a Mãe andam numa roda-viva.

Anita, Pedro e Francisco

correm para todos os lados.

Os homens da mudança carregam o piano.

É uma manobra difícil.

- Cuidado, meninos, cuidado, saiam debaixo

da plataforma. É perigoso.

- Não se pode levar tudo de uma vez.

- Sim, claro… Vamos lá ver…



Os móveis couberam todos no camião. Afinal, quem o diria?, vai tudo de uma vez. Chegam à nova residência da Anita.

Os homens das mudanças descarregam as mobílias. As crianças reúnem-se no passeio.

- És tu a nova vizinha do quarto andar? Como te chamas? - Anita… E tu?

<!–[if !supportLists]–>- <!–[endif]–>Eu, Dimitri. Moro no quinto andar. O meu irmão é músico. O meu pai é ciclista. O meu cão chama-se México.

- E o meu, Pantufa.

“Miau!… Miau!… ” Não ouvem? Parece um gato a miar.

- Schiu! Parece que vem desta cómoda.

- Ora esta, perdi a chave da gaveta.

Com chaves de parafusos, levantam a tampa do móvel.

Pom-Pom! Que fazias aí?

` -Por isso não te tínhamos visto mais…





- Hoje - diz a Mãe - vou levar-te à nova escola. Vou apresentar-te à directora.

Entram na sala de aulas.

Anita está muda. Todos olham para ela.

Não conhece ninguém. Não sabe onde se vai sentar. Quem será a sua colega de carteira?… Aquela de óculos tem um ar simpático.

- Silêncio, meninos - diz a professora. - Apresento-lhes a Anita, a vossa nova colega.

Anita senta-se ao lado de Cristina.



- Atenção, vamos começar. A redacção de hoje é: CONTA A HISTÓRIA DE UMA MUDANÇA DE CASA. E, cuidado, ninguém copia pelo parceiro do lado. Querem saber o que escreveu a Anita? “Ontem

mudámos de casa. Tive muita pena. Gostava muito de viver no meu bairro. Aqui é tudo diferente. Mas é bom mudar de hábitos e travar novos conhecimentos. Para mim, é uma vida nova

que começa.”



FIM DO LIVRO
 
Topo