Notícias António Costa tem o inimigo em casa": Imprensa espanhola aponta obstáculo à presidência do Conselho Europeu

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
19,708
Gostos Recebidos
830
"António Costa tem o inimigo em casa": Imprensa espanhola aponta obstáculo à presidência do Conselho Europeu

img_900x508$2024_03_27_09_54_43_1610672.png


Apesar do apoio manifestado por Luís Montenegro, escutas e casos de justiça são apontados como desafios que o agora comentador tem que superar.

A hipótese de António Costa, ex-primeiro-ministro português, assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu é cada vez mais real. O assunto tem vindo a ganhar preponderância e até já é discutido fora de Portugal.

Este domingo, o jornal espanhol El País dá destaque ao "inimigo dentro de casa" que o agora comentador do Now tem como obstáculo.

O "adversário" de António Costa é nada mais nada menos que as escutas divulgadas recentemente onde o antigo chefe de Governo discute com João Galamba o futuro CEO da TAP. O El País realça que as escutas foram tornadas públicas poucas horas depois do jantar informal em Bruxelas para negociar os futuro dos cargos comunitários, na segunda-feira.

O El País entende que a divulgação não foi bem recebida pela esfera política portuguesa e destaca as declarações de José Pacheco Pereira, que escreveu no Público, que as escutas tinham como objetivo "prejudicar a candidatura de António Costa". A opinião de Rui Rio, ao Now, também é mencionada. O antigo líder do PSD comparou a divulgação das escutas com a PIDE.

O jornal espanhol diz que, apesar da conversa ter relevância para o caso da TAP, "carece de relação com a investigação" que levou à demissão de António Costa em novembro de 2023.

Além desta divulgação, o El País apresenta como "inimigo" a recente aprovação para António Costa prestar declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito do caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital Santa Maria, quando o comentador era primeiro-ministro.

Ainda assim, e apesar dos obstáculos, o jornal espanhol lembra que António Costa tem o apoio de Luís Montenegro.

Correio da Manhã
 
Topo