• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Antivírus: melhor pagar para ter sossego

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
Qualquer pessoa que possui um computador sabe da importância de ter um antivírus instalado na máquina. A maioria dos usuários opta pelas versões gratuitas dos softwares de segurança. Para ver se esses pacotes de segurança funcionam mesmo, a Proteste Associação de Consumidores testou 14 pacotes de Internet Security, sendo 11 pagos e três gratuitos. Nos gratuitos — Avast, Avira e AVG —, o antimalware funciona para identificar o vírus e retirá-lo do sistema, mas só fazem isso. Entre os 11 pagos, os que tiveram as piores notas foram Panda, Norton e McAfee.

Um pacote Internet Security é composto por antivírus, firewall (que bloqueia a saída de dados do computador), antimalware (que impede a entrada de arquivos que danificam a máquina), antispyware (que bloqueia pop-ups, aquelas janelas que se abrem em alguns sites), antiphishing (para detectar e-mails falsos, como os enviados em nome de bancos), antispam e parental control (que bloqueia o acesso a determinados conteúdos, como sites de pornografia, muito útil para pais).

Carlos Eduardo Vieira, técnico da Proteste, responsável pelo estudo, explica que os software gratuitos não são indicados para quem faz compras pela internet e acessa bancos:

— Mesmo aqueles que navegam em sites aparentemente seguros deveriam instalar um Internet Security mais completo. Dos gratuitos, o Avira fez 62 pontos; o AVG, 58; e o Avast, 57.
Antimalware deve garantir proteção em tempo real

Vieira explica que em um Internet Security, o firewall é um dos recursos mais importantes, sobretudo para quem usa home banking ou compra pela web, porque uma de suas funções é criar um escudo para seus dados, evitando que sejam roubados. Mas ele alerta que não importa se o consumidor tem o pacote mais completo. Se ele ficar clicando nos links suspeitos, estará autorizando que o arquivo suspeito entre na máquina:

— Os pacotes Panda, Norton e MacAfee foram os piores, pois o firewall teve desempenho ruim. Entre os avaliados, o McAfee é o menos versátil, pois só bloqueia aplicativos. O Bitdefender também é limitado, já que, além dos aplicativos, só bloqueia endereços IP. Para a captura de informações na máquina, o Eset se saiu bem.

A parte mais importante do teste foi o desempenho do antimalware. A avaliação foi dividida em quatro partes: scan off-line, scan on-line, detecção e proteção em tempo real.

— Acessamos sites maliciosos que tentam enviar malwares para o computador do internauta. Todos os softwares se saíram bem. Mas, ao tentarmos inserir arquivos nocivos por meio de pendrives, o resultado foi muito ruim. Somente o G Data conseguiu detectar o arquivo malicioso.

Vieira aconselha que quando o consumidor estiver fazendo uma varredura no seu computador, deixe-o conectado à internet.

— Cerca de 30% das vacinas estão instaladas no computador. Estes softwares entram no banco de dados do fabricante na web e acessam as outras vacinas, o que aumenta a quantidade de vírus detectada.

O presidente do Panda no Brasil, Ricardo Bachert, diz que não entende qual o modelo de teste que foi usado, já que em todos os testes internacionais, e o principal deles é o AV-Test, o desempenho do produto é de 99% de detecção.

— Os que tiraram as notas mais baixas são os líderes de mercado. Usamos o modelo de inteligência coletiva, 97% dos vírus são pequenas variações dos vírus já conhecidos, e todos são identificados imediatamente. Se o teste fosse feito em situação real, com certeza o resultado seria diferente.

Bachert explica que há mais de 800 milhões de vacinas de vírus e não seria possível que todas ficassem instaladas nas máquinas, pois gastaria muita memória. O software busca as vacinas na nuvem e está aberto para uma varredura constante.

A McAfee resssalta que os resultados podem variar de acordo com a metodologia utilizada e afirma que continua a melhorar os processos de detecção de malware e atualizações de seus produtos. Como prova disso, recentemente conquistou o certificado internacional concedido pela AV-Test e obteve os melhores índices da AV Comparatives.

O Norton explica que não sabe os detalhes do teste do firewall, mas suspeita de que foram usadas ferramentas que os administradores de Tecnologia da Informação (TI) utilizam para identificar pontos fracos de um ambiente de rede. Porém, estes resultados não podem ser utilizados para indicar o quão bom é o produto contra ameaças no mundo real.

A empresa diz que os resultados dos testes são suspeitos, pois o firewall bloqueia conexões de entrada não solicitada. Explica que todo o tráfego HTTP vindo de sites mal-intencionados tem a mesma aparência para um firewall, por isso a Symantec tem muitas camadas de proteção. Em relação aos testes de malware, o Norton diz que rodar testes com a máquina desconectada não é realista. E salienta que este resultado é muito diferente dos resultados de laboratórios como AV-Test e Dennis Labs.

O Globo
 

elite

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Não percebo o porquê de não terem avaliado o microsoft security essentials, para mim é o melhor antivírus gratuito do mercado.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Eu concordo com o membro elite

se usares o malware Antibytes tas mais seguro do que usando o microsoft security essentials
que realmente deixa muito a desejar, so de referir que o tenho de gramar porque vem embutido no Win Seven
mas quem me tira o Kaspersky tira me tudo.....
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Quando o microsoft security essentials e avast sao melhores, ta tudo dito.... nem vale a pena perder tempo e letras.....
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Caro colega nao te pedi para perderes tempo lol, apenas dei a minha opinião...
 

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
Acho que o título ja diz tudo...
Para ter (real) seguraça é preciso pagar.
 

darkscull

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2007
Mensagens
129
Gostos Recebidos
0
Ja experimentei de tudo um pouco.
Na minha opinião, Kaspersky sem duvida, o melhor de todos.
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Amigo real real nunca é lol, um ativirus apenas te protege mais ou menos 15%.
O resto depende da boa utilização do computador, e consegues ter versoes pagas, à borlix :D
Eu gosto do avast e do eset, mas gosto particularmente do avast por ter boot scan, nem nunca testei outros antivirus, o boot scan da jeito porque o antivirus consegue facilmente retirar os virus enquanto o pc arranca pois os virus nao estao em funcionamento...
Mas isto e apenas a minha opinião...
Abraço
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
pois fiquem sabendo eu já usei diversos antivirus como devem de calcular lido todos os dias com antivirus é o pao nosso de cada dia e a nivel de antivirus free nao abdico destes 2
microsoft security essentials/Avast

cumprimentos
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Amigo fundamenta a tua opinião sobre o Kaspersky...
Gostava de saber em que aspetos e melhor que o avast...
Quem sabe se nao mudo de ideias lol
Obrigado
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Meus amigos, por enquanto uso o Bit-Defender.:msnm_com_br007-03:


Mas uma coisa é certa: um antivirus bom só é mesmo bom, se for pago.:espi28:


Esquecem essas tretas de antivirus gratuitos.:Espi31:
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Já experimentei quase tudo o que por ai há de Internet Security e volto sempre ao mesmo Kaspersky, em minha opinião não há melhor. Com alguns grátis já apanhei algumas viroses que vi aflito para me livrar delas.

E quem disse que não é grátis, para mim é o meu banco todos os anos me oferece a renovação do Kaspersky Internet Security gratuitamente.
 

luismgh

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 3, 2006
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Não percebo o porquê de não terem avaliado o microsoft security essentials, para mim é o melhor antivírus gratuito do mercado.

Respeito a tua opinião, até porque gostos não se discutem! Na minha opinião o Microsoft Security Essentials tem falhas graves. Eu uso o Avast Free e nunca tive stress's. Até já recorri ao apoio técnico deles e ajudaram-me a resolver 2 problemas.
 
Topo