Aprender a comer

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0





Aprender a comer





aprender_a_comer_318x239_onb_dr.jpg





Saiba como a alimentação contribui para o desenvolvimento do bebé a vários níveis.





O bebé descobre o mundo através da boca. É a levar à boca as mãos e os dedos, a fralda ou um brinquedo que a criança vai ser apresentada e apresentar-se ao mundo. Por isso se diz que, nos primeiros tempos de vida, vivenciamos a chamada fase oral.

Os alimentos não servem só para sobrevivermos e crescermos saudáveis, já que as funções alimentares se repercutem noutras partes do corpo e na adaptação inicial da vida humana. Segundo Teresa Sameiro, terapeuta da fala, o processo da alimentação contribui para que haja uma evolução de toda a estrutura oral da criança, condição básica para se adquirirem competências relacionadas com a linguagem. «A alimentação tem a ver com um crescimento motor que vai treinar as estruturas orais para, numa fase posterior, a criança aprender a dizer as palavras», explica.

MOVIMENTOS DA BOCA

Os movimentos da boca implicam o treino da capacidade de competências, como a do reflexo de sucção ativo no bebé durante os primeiros quatro meses. Por exemplo, no caso dos bebés prematuros sujeitos a uma sonda para se alimentarem, verifica-se um alto défice de sensibilidade intraoral e de deglutição, acrescenta a terapeuta.

É surpreendente o conjunto de respostas que um bebé dá nesta fase. Do ponto de vista motor, necessitará de usar uma colher de plástico duro (e não de silicone) para que receba a informação motora adequada durante a fase de transição para os alimentos sólidos. «Se fizermos uma ligeira pressão com a colher na língua, percebemos que, automaticamente, o bebé percebe o que tem de fazer e adapta a sua postura», explica.



crescer.sapo
 
Topo