• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Arquitecto Oscar Niemeyer (1907-2012)

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,472
Gostos Recebidos
9
O arquitecto Oscar Niemeyer, morreu no Rio de Janeiro, às 21h 55m de quarta-feira, no dia 5 de Dezembro de 2012, com 104 anos de idade. Ele estava internado desde 2 de Novembro no Hospital Samaritano em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em 15 de Dezembro.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu no bairro das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 15 de Dezembro de 1907. Apaixonado por futebol e pelo Fluminense, Niemeyer chegou a jogar na equipa juvenil do clube de Laranjeiras.
niemeyer-observa-maquete-da-escola-projetada-em-belo-horizonte-mg-nos-anos-50-1350492205220_525x315.jpg

Oscar Niemeyer observa uma maquete da escola projectada em Belo Horizonte
(Minas Gerais) nos anos 50.

Casou-se cedo. A união com Annita Baldo foi aos 21 anos, quando Niemeyer ajudava o pai na tipografia. Em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde cinco anos depois formou-se em arquitectura. No meio do período da faculdade, em 1932, nasceu Anna Maria, sua única filha, que morreu em Junho de 2012.
res20120606224700139179o.jpg

4m8dei0opbi3b4bd0vd3.jpg

Oscar Niemeyer com sua esposa e filha (década
de 1930).

O casamento com Annita Baldo, a primeira mulher, durou 76 anos, quando ela morreu, em 4 de Outubro de 2004. Casou-se novamente em 2006, com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira.

Boa parte das obras mais importantes do arquitecto serviu projectos ideológicos e políticos. Niemeyer projectou o Parque Ibirapuera e o Edifício Copan, ambos em São Paulo.
5251a7040a2103c7a9880a1c555a8931--brazilian-samba-sao-paulo-brazil.jpg

Edifício Copan, São Paulo (Brasil).

9yzdgl8dbsn17gt42csb.jpg

Em 1956, organizou o plano piloto de Brasília e foi responsável pela construção da nova capital federal.
palacio-do-congresso.jpg

Palácio do Congresso Nacional é o nome não oficial do Palácio Nereu Ramos. Inaugurado
em 1960, foi projectado por Oscar Niemeyer para abrigar o Congresso Nacional do Brasil.
É considerado como o maior símbolo da capital do Brasil, além de referido frequentemente
como o ícone do próprio país, no exterior.
de902341232a6a3f.jpg

A Praça dos Três Poderes. Em primeiro plano a escultura "Os Candangos" com o
Palácio do Planalto ao fundo. Praça dos Três Poderes é um amplo espaço aberto
entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República:
o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso
Nacional (Legislativo). Como em quase todos os logradouros de Brasília, a parte urbanística
foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projectadas por Oscar Niemeyer.

c9l50vnbcet23yh9ou9.jpg

Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte (tribunal de última instância) e Tribunal Constitucional (que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos). A sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Constituição Federal de 1988.
supremo-tribunal-federal.jpg

Escultura "A Justiça", de Alfredo Ceschiatti, em frente ao edifício do Supremo Tribunal
Federal, em Brasília.

f3b63zrzwru4qhhicr6.jpg

Palácio do Planalto é o nome oficial do Palácio dos Despachos da Presidência da República Federativa do Brasil. É o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do Brasil. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Sede do Poder Executivo do Governo Federal Brasileiro.
brasilia-edificio-sede.jpg

O Palácio do Planalto está situado na Praça dos Três Poderes em Brasília, tendo sido
projectado por Oscar Niemeyer. O Palácio do Planalto faz parte do projecto do Plano
Piloto da cidade e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital.

Estes edifícios são considerados como os maiores símbolos da capital do Brasil, além de serem referidos frequentemente como o ícone do próprio país, no exterior. Com traços ousados, o filho do modernismo criou o Itamaraty, o Alvorada, o Congresso, a Catedral, a Praça dos Três Poderes, entre outros prédios e monumentos.

A participação de Niemeyer na vida política do Brasil fez dele, um intelectual comprometido com seu tempo. Comunista histórico filiou-se no Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1945. Conviveu com Jean-Paul Sartre em Paris, passou seis meses em Israel, elaborou o projecto da Universidade Constantine, na Argélia, e nesse mesmo período, desenvolveu a sede da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
AAEAAQAAAAAAAAWqAAAAJDM3ZGIzYzlmLTQ0YWYtNDYzOC1iMjcwLTMwYTdkMzE3MjJjOA.jpg

24kf5ke4gc0a8ab1qni.png

A Sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, nos
Estados Unidos. Foi construída entre 1949 e 1952, com a ajuda
do arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer e está situada no leste
de Manhattan.

Niemeyer passou a ganhar projecção internacional e nos anos 70 abriu seu escritório na Champs Elysées, em Paris. O arquitecto também projectou a sede da editora Mondadori, em Milão, na Itália, em 1968. Foi nesse período que ele influenciou a arquitectura mundial. As amizades iam do pintor Cândido Portinari ao maestro Villa-Lobos, passando por Fidel Castro e Chico Buarque.

Obras em curvas!

Niemeyer sempre defendeu o uso do monumental na arquitectura, com certa obsessão pela leveza em contradição com o concreto. A forma é a curva, com que substituiu a tradição milenar de ângulos e rectas.

"Não é o ângulo recto que me atrai. Nem a linha recta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo", explicou o mestre.

Niemeyer retornou ao Brasil no início dos anos 80, período dos amnistiados exilados no governo de João Figueiredo. Para consolidar os projectos do amigo Darcy Ribeiro, antropólogo e então vice-governador do Rio de Janeiro na época de Brizola, ele projectou os CIEPs (Centro Integrado de Educação Pública) e o Sambódromo do Rio. A cidade de Niterói é a segunda do Brasil com o maior número de trabalhos do arquitecto, depois de Brasília. Após o consagrado Museu de Arte Contemporânea (MAC), foi projectado o "Caminho Niemeyer", um complexo de edificações assinadas pelo mestre e voltado para a cultura e a religião.
400px-Museu_de_Arte_Contempor%C3%A2nea.jpg

Museu de Arte Contemporânea, parte do Caminho Niemeyer.

As obras foram distribuídas ao longo da orla da Baía de Guanabara, se iniciando pelo Centro da cidade.
300px-Niteroi2.jpg

Edificações do Caminho Niemeyer vistas de uma
barca. Em destaque, à esquerda, o prédio da
Fundação Oscar Niemeyer e a direita, o prédio
do Teatro Popular de Niterói.
teatro%2Bpopular.jpg

Entre as nove construções projectadas, está o Teatro Popular,
inaugurado em 5 de Abril de 2007.

Recebeu todos os prémios imagináveis, incluindo o prestigioso Pritzker em 1988, e a Ordem do Mérito Cultural. Óscar Niemeyer era um homem modesto. O seu trabalho, sempre cheio de curvas tornavam seu estilo inconfundível, e marcou a paisagem urbana do Brasil e de outros países. É considerado um dos nomes mais influentes na Arquitectura Moderna Internacional.












 

Anexos

  • j4jy01v347itb6ieata.jpg
    j4jy01v347itb6ieata.jpg
    60.7 KB · Visualizações: 9
Última edição:
Topo